DIZEM QUE DA DISCUSSÃO NASCE A LUZ

Com uma discussão civilizada, pode nascer uma luz...

Ou então ser apagada de vez, em não sendo tão civilizada assim...

Osculos e amplexos,

Marcial

DIZEM QUE DA DISCUSSÃO NASCE A LUZ

Marcial Salaverry

Sempre escutei essa frase, mas existem controvérsias a respeito, pois como sempre existe, existiu e existirá alguma dúvida sobre algum assunto, é claro que essa dúvida precisará ser analisada e discutida, para que se possa chegar a algum consenso, ou a uma boa briga, dependendo do discernimento daqueles que estiverem nela envolvidos.

Com toda a certeza, será importante, e muito sábio termos em mente o quão produtivo e necessário é haver uma troca de idéias, que poderá ser uma discussão, se levada a bom termo, pois ao faze-lo, poderemos organizar nossos pensamentos e assim, nossas idéias ficarão mais claras. Por outro lado, ouvindo a outra pessoa, sempre aprenderemos algo novo, iremos rever posições ou alicerçar as nossas. Discutir é isso: trocar idéias. Assim, desde que bem direcionada, uma discussão sadia poderá esclarecer eventuais dúvidas surgidas.

Mas não se deve fazer disso um esporte. Sim, porque existem pessoas que adoram uma discussão. E ficam treinando com qualquer pessoa que exprima uma idéia. Quem de nós já não deparou com um "atleta" desses? Basta dizermos "é pau" que lá vem ele dizendo "não é pau não, voce está errado, é pedra". Fazem isso pelo simples prazer do contraditório. E jamais aceitam algo que contradiga suas idéias.

Outros ainda que fecham questão e saem logo com "não adianta tentar mudar minha opinião, não quero te ouvir". Não há portanto a permissão do diálogo pois se recusam até mesmo a ouvir a opinião do outro. E se insistirmos em expressar nossa idéia, olham passiva e ironicamente para nós dizendo "tá bom, vai, pode falar". Mas estarão automaticamente deletando tudo o que falarmos.

Com pessoas assim, jamais haverá um diálogo, são especialistas em monólogos. E assim, a luz permanecerá apagada. Nada se esclarecerá.

Desconhecem estes indivíduos o real prazer de uma discussão. E nela, apenas a tentativa de apenas expor ao outro o nosso ponto de vista, já lhes tira o prazer. Que dirá se o tentarmos convencer de algo. Já experimentou tentar convencer a um viciado dos malefícios da droga, do cigarro, da bebida, ou do jogo? Simplesmente dará de ombros, dizendo "da minha vida sei eu..."

Na realidade, o ponto bom e positivo da discussão é mostrar ao outro o que pensamos, expondo nossa idéia. E em contrapartida ouvir o pensamento e a idéia do outro. Somente assim aprendemos e crescemos, pois muitas vezes, fazendo uma média entre nossa opinião e a de nosso interlocutor, poderemos chegar a um consenso, acendendo assim a luz que nossa "discussão" pariu...

Para que isso aconteça, devemos assimilar a idéia de que as pessoas que pensam diferente de nós não estão mais certas ou erradas, nem são melhores ou piores, apenas pensam diferente. Apenas isso. E seu pensar vale a pena ser ouvido e analisado, e até mesmo aproveitado em nosso beneficio, e, paralalemente, nossas idéias e ideais poderão ser igualmente por ele utilizados.

E nessa troca salutar de informações, é que poderemos chegar a um denominador comum. Crescermos juntos. Se todos pensassem igual estariamos vivendo em um mundo onde se pensa pouco. É das divergências bem discutidas e conversadas que sérios problemas podem ser resolvidos, e grandes coisas podem ser feitas.

Uma discussão no bom sentido, será apenas uma troca de ideías. Eu aproveito o seu potencial você aproveita o meu, resolvemos um problema, e poderemos chegar a ótimos resultados, possibilitando a todos termos, UM LINDO DIA.