A hora da esperança

Impreterivelmente às 13:00; e às 20:30 horas do dia a programação é interrompida. Não importa se lhe é agradável, mas é a esperada hora da esperança! “– Não adianta recorrer ao controle remoto!” “ – Opa! Já se foi esse... E esse também... O outro ca-nal...” Ninguém se quer esbraveja: – Minha casa está sendo invadida! Agora, pode-se observar o futuro da nação.

Alguns preferem economizar energia, uns outros assinantes da SK..., CENTUR... com um pouco de esforço encontram algo animador. Ainda há aqueles que se ocupam com tarefas “reais” e aos que sem opção esperam atônitos uma luz no fim do túnel, permanecem receptores, analíticos, esperançosos. Começa a disputa! Quem domina mais e durante um tempo maior a tela da TV? Como um “flash”, por vezes se escuta um ruído que se não me é incerto é o número e o nome de algum candidato.

Enquanto isso, por debaixo da porta os “santinhos” vêm me cobrar confiança e devoção. São Paulo, São Jackson... É santo que nunca vi fazer milagre. Nem mesmo as faturas chegam com tamanha presteza ao meu endereço. Geralmente, quando não tarde demais, aparecem 1 ou 2 dias antes de arrancarem do meu bolso as últimas moedas que sobrariam para o pão. Todavia, os “santinhos”...

Será quantas árvores estão sendo extintas para tanto papel? Papel de santo, papel moeda...

– Que preocupação tola mulher! No fim das contas sobrevive quem mais papel tiver!

E na telinha... PLIN, PLIN! É tanta gente querendo me convencer! Fala daqui, desmente de lá, retrata dali. E eu? Que horas eu vou falar? Quando o meu dinheiro arcar com os gastos da saliva. Claro! Afinal, agora é horário eleitoral GRATUITO! Eu realmente não pensei que as pessoas se preocupasse com o nosso país. E se preocupam?

– Em quem você irá votar esse ano?

– E eu conheço os candidatos? Ah! Tem aquele lá, aquele... Poxa! Esqueci-me agora. Também, passou tão rápido que nem ouvi direito. Ele parece ter boas propostas!

– Propostas? Que propostas?

– Propostas! Aquelas de que vai melhorar a Educação, a Saúde, a Segurança...

QUATRO ANOS DEPOIS...

Uma reflexão aos meus amigos brasileiros...

Indy Lispector
Enviado por Indy Lispector em 10/10/2010
Código do texto: T2548451