Maaasss!!!...



Meus primos e eu,costumávamos ir à casa de vó Izaura, todas  as  tardes.Um pouco antes das dezoito horas ela ordenhava as tres vaquinhas que possuia e nós marcávamos nossas "solenes presenças"  para degustar o "apôjo" (leite mais encorpado) espumante, em pequenas canecas de aluminio que vovó as denominava  "Cambuquinhas dos  netos".
A rotina repetia-se diariamente e quando um dos integrantes não aparecia para "bater o ponto", dona Izaura, preocupada,  fazia questão de saber o porquê da  ausência.Com uma paciência de Jó, vó  Izaura cantarolava baixinho durante  a  ordenha na tentativa de acalmar as , já naquela época, estressadas ruminantes.
Em seguida apanhávamos os baldes de leite e tomávamos o caminho do casarão antigo onde ela morava.
Nêste mesmo horário, quase todos os dias, um grande avião sobrevoava as serras iratienses, e pelo rumo tomado presumia-se com  destino à Curitiba.
[ As  vezes fecho  os  olhos  e consigo  visualizar até  o movimento  giratório  das  hélices, o  que é fruto do  imaginário, presumo.]
Interioranos que éramos, desempenhávamos  nossos papeis de  capiáusada deslumbrada,  seguindo a  aeronave até  que  ela sumisse  do nosso campo  de visão. As  imagens  fantasiosas que  criávamos a  respeito , ficavam reservadas às  nossas  ingenuidades e ,não  sei  por  que  razão, nunca  as  compartilhamos.
Isso pertencera ao nosso "mundinho" até o dia em que dona Izaura... (Mentalizem a dona Benta do sitio do pica-pau amarelo.Vovó parecia-se com ela) resolveu integrar-se aos observadores  de aviões,tecendo os seus comentários fantasiosos a  respeito.
Parada no meio do caminho, a mão sôbre a fronte a proteger-lhe os olhos e lá veio a pérola: "Observem aquêle avião...Que coisa linda!...Vocês  notaram que  êle  cruza por aqui tôooooodas as tardes ? Imaginem quanta gente cabe dentro dêle...Viajam alegres, vão visitar  familiares, resolver assuntos de trabalho, fazer compras na capital !...Que  maravilha !...
Ouviámos com entusiasmo, afinal ela percebera o "avião nosso  de  cada  dia !"
E o discurso prosseguia em  tom  eloquente:
Pessoas elegantes, gente rica...Sim, porque só  rico  viaja  de  avião.
De  queixos  caídos, nós , a "capiauzada", ouviámos o relato da professôra aposentada. Tudo nos  parecendo  muito bonito, poético e colorido, até o momento em que veio o:
" Mas ! "
E foi proferido com tamanha ênfase que soou mais ou menos assim:
-Maaaaaaaasss !....
Viajam também pessoas preocupadas, doentes, nervosas...Gente que têm mêdo de avião, blá,blá,blá...
Em questão de segundos a terna figura com avental  de  babadinhos, quebrara o encantamento do nosso pássaro de aço.
Agora, os bigodinhos brancos desenhados pela espuma do apôjo, fazía-nos um bando de velhinhos, um tanto desiludidos.
Mal podiámos perceber (acredito nem ela mesma)a lição ensinada naquêle instante demonstrando a necessidade de se observar sempre os dois lados de  uma  mesma moeda.
Vó Izaura, com aquêle seu jeitinho carinhoso, sem  se  dar  conta, filosofou. Deu-nos asas para um vôo reflexivo ao lado do avião da tarde.
Ao  longo  da  existência, restaram-me  gratas lembranças de minhas avós. Maria -  a  avó paterna -  uma fortaleza ! Sangue de bugre; Espiava o céu e rastelando os traços da natureza fazia a sua previsão metereológica. Acertava na môsca !
Izaura -  a  avó  materna - era o oposto.Delicada, jamais perdera a candura da professora que  um  dia  foi. Não conhecia muito bem os traços da natureza, mas refletia sobre objetos voadores que cruzavam os espaços azulados da sua pureza de sentimentos.
Quando a  lua  nova  surgia ante  a  sua  primeira  visão, lá  vinha uma  "louvação" à  lua  nova:
"Salve !  Salve! Lua  nova///Neste  céu  que  é de meu  Deus///
Quando fores e  voltares///Realize os  sonhos  meus!
Pequenas coisas que deixaram marcas. E como deixaram !
Ainda hoje, nesta  carcaça  corroída  pelo  tempo, tenho o hábito de observar os riscos de  turbinas pelo céu.
Aí me ocorre aquela velha reflexão:
Quanta gente feliz...
Maaaaaaaaasss!!!...









foto do  autor:Céus  de  Irati (turbinados!)