AQUELE DINHEIRINHO VERDE

Lêda Torre

O senhor Fernando Tôrres, meu pai, era um alfaiate de mão cheia, . Sua esposa, dona Creusa Tôrres, minha mãe, era também costureira e enfermeira do Hospital daquela cidadezinha do interior, era costume mandar -me comprar linhas, botões, bico, grega...vez em quando.

Porém, na época das chuvas torrenciais, a cidade ainda não tinha asfalto, as ruas tinham muita areia, e após as chuvas, aquelas correntezas levavam toda a areia rua abaixo pela vala; até que um dia aconteceu algo inusitado....

Eu, como toda menina nos meus dez anos, por onde andava de tudo fazia uma brincadeira, meio cabeça fresca, e ao ser mandada comprar os tais aviamentos na Casa FLAMA, uma loja que tinha tudo, minha atenção foi desviada para uma cédula verdinha de um cruzeiro, que já saiu de circulação, muito parecida com o real.

Fui comprar o encomendado , bem rapidinho, já com o sentido naquele dinheirinho verde que eu havia visto; pois realizaria um sonho que eu alimentava há muito tempo: comprar uma caixa inteira de goma de mascar da marca "ping pong" ou "adams" sabor hortelã e tutti-frutti....imagina que sonho, meu Deus!!

Pois bem, o tal verdinho ainda estava lá....metade dentro da areia molhada ainda pela chuva que havia poucas horas que tinha chovido, e a outra metade estava seca pelo vento. Apanhei a tal cédula, e fui meio contente, caminho afora; mas sabendo que ao chegar em casa dona Creusa com certeza ia tirar minha alegria, perguntando logo: onde eu havia achado dinheiro...ela nunca acha nada...essas coisas de mãe honesta, que só quer nosso bem....e não deu outra, eu nunca sabia mentir, pois dona Creusa, ninguém enganava e ela é assim até hoje, de todo jeito ela me veria gastando ou chegando em casa com algo que ela desconhecesse, e foi por água abaixo o sonho de comprar os meus chicletes...Ela simplesmente me tomou pela orelha e me fez deixar a tal verdinha, no mesmo lugar onde a achei, e assim foi feito...ali perto do Clube União em frente ao CINEC.

Entretanto, todas essas experiências de vida me fizeram pensar dez vezes antes de fazer qualquer bobagem...e agradeço a Deus por meus pais me haverem educado assim. Sempre humilde e honesta acima de tudo.

_____São Luis, 11/10/2010____________

Lêda Torre
Enviado por Lêda Torre em 11/10/2010
Reeditado em 06/11/2014
Código do texto: T2551441
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.