O VELHO FERRO DE ENGOMAR

Lêda Torre

O velho ferro de engomar, era de ferro puro mesmo. Passávamos as roupas da casa, sempre que eram lavadas, e toda semana virava a rotina lá de casa, uma semana para cada uma das três irmãs, incluindo a engomação de roupas....e virava tudo de novo, a cada semana que findava. Quem viveu os anos 60,70,80 e 90 e que vive até hoje, vive, sabe bem desse tempo.

E ai de mim e de meus irmãos se não fizéssemos nossas tarefas!!quando erqa a tarefa de passar as rouipas, tínhamos que acender o fogo de carvão para criar as brasas, depois colocava as brasas dentro do ferro, balançava - o de lá pra cá e de cá pra lá até que o vento abanasse as cinzas para evitar cair alguma brasinha e queimar a roupa.

E aí, o ferro bem quente, passávamos bastante peças, que nossas mãos ficavam quentes. Aquela quintura passava um bom tempo. Sem contar que antes do carvão, a brasa era feita da lenha. Eu por ser a mais velha dãs irmãs, e depois a minha mana Júlia, depois de mim,todas as tarefas mais importantes da casa eram conosco. As brasas eram apanhadas com a colher de pau. Para mantermos as brasas acesas, abanávamos com o abano de palha de palmeira; depois desse primeiro ritual, passávamos o ferro num pano velho e limpo, para testar também o fundo se estava limpo e, aí é que passávamos o ferro verdadeiramente nas roupas.

A tartefa era bem dividida. Metade das roupas pra mim, e a outra metade era pra Júlia. Porém, enquanto uma engomava as roupas, a outra tinha que ficar colocando carvão para alimentar as brasas, e vice versa, até o final da árdua tarefa. Entretanto, hoje, eu conto para meus filhos e netinhos, como eram nossos costumes na infância, e adolescência, como fomos educados, e tudo isso para mim foi de grande relevância, serviu-me de laboratório. Grandes lições tirei da minha vida nessas experiências. Na época, achava dureza, mas hoje, como sou grata a meus pais, principalmente minha mãe, por ter ficado viúva cedo e nos delegou funções para que tivéssemos um grande aprendizado. E como valeu!! e o mais engraçado, é que nós fazíamos as coisas brincando numa boa, sem maldade em nada. Mas a nossa general, a nossa mãezinha, dava até o tempo de duração, e cumpríamos direitinho, sem problema nenhum. Tenho saudades desse tempo feliz, hoje é que eu sei.

__________São Luis, 21/10/2009_____________

Lêda Torre
Enviado por Lêda Torre em 11/10/2010
Reeditado em 29/12/2010
Código do texto: T2551444
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.