"AMOR PLATÔNICO: VIL E DOENTIO" Crônica de: Flávio Cavalcante

AMOR PLATÔNICO: VIL E DOENTIO

Crônica de:

Flávio Cavalcante

Como dizia Fernando Pessoa “O CORAÇÃO TEM RAZÕES QUE A PROPRIA RAZÃO DESCONHECE”. Aqui abordamos as mais variadas facetas do amor; este sentimento que é uma faca de dois gumes depois que se posiciona dentro do coração, parece que há um reagente químico que altera toda estrutura, provocando reações adversas nos seres humanos.

É natural enxergar coisas onde não existe absolutamente nada. Quem nunca carregou no peito um sentimento tão profundo á ponto de se tornar um caso sério na sua vida?

É o bem de mãos dadas com o mal. A pessoa que carrega este tipo de sentimento passou da fase dos liames normais e está precisando urgente de uma ajuda médica. Nessa fase de sentimento a inconsciência afora deixando se ser aprazível para ser um amor vil e doentio.

Casos absurdos acontecem nesse estágio. Pessoas deixam de ter amor próprio e ver no companheiro (a) uma propriedade, pondo-a numa cúpula, que não consegue enxergar que a vítima de seus distúrbio se trata de um ser igual a você e não se um objeto que se apossamos da forma que queremos.

Há relatos registrados de pessoas que chegaram ao absurdo de tirar a própria vida por causa deste sentimento que deveria ser um bem e não um mal. Além de agressões e até assassinatos. Pessoas saem do senso normal e viram verdadeiros monstros.

Mas o que realmente acontece com essas pessoas? Em pesquisa e entrevista com doente nesse grau, chegaram a falar que amam mais a pessoa amada do que a se próprio e não admite de hipótese alguma um mal pensando insano de que venha a vê-lo (a). com outra pessoa.

A mente se disfarça de cordeiro bonzinho e pega o ponto de sua fraqueza, atuando intensamente causando um ápice do ciúme causando assim um estrago na vida de todos que lhe envolve.

Pessoas assim têm que ter essa consciência de que precisa de um tratamento com um psicanalista. Pois é um assunto de suma preocupação. Com este tipo de problema, a figura do homem mostra um lado que ele mesmo desconhece. O Amor anda lado a lado com o ódio e o este por sua vez altera toda estrutura molecular do homem fazendo-o entrar num mundo desconhecido por ele próprio e inconscientemente vem a fazer coisas que jamais ele em sã consciência faria.

Na prática vemos todos os dias estampados em jornais, mulheres denunciando seus cônjuges como agressores por causa do ciúme demasiado.

O poder possessão vai ale de fronteiras. Li algumas reportagens de pessoas que perdem a total consciência e fazem coisas que depois não se lembram de absolutamente nada. E quando vê o estado da pessoa agredida, o agressor entra numa profunda depressão, não admitindo ter passado dos limites, acordando de um pesadelo para uma realidade nada agradável.

O ser humano é uma máquina difícil de entendimento. Qualquer distúrbio no cérebro que move todos os sentidos e sentimentos, torna-se muito complicado de se descobrir por onde começar a sancionar o problema.

SEJAMOS HUMILDE PARA QUANDO TIVERMOS ESTE TIPO DE PROBLEMA, ENXERGARMOS ISTO COMO UMA DOENÇA E QUE PRECISAMOS URGENTEMENTE DE UM TRATAMENTO.

Flávio Cavalcante

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 12/10/2010
Código do texto: T2552835
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.