16. Capela Sistina

16. Capela Sistina

Três mil, ou serão quatro mil, ou outros tantos mil quilómetros da rua das Pedras até aqui, com a sensação de ter os ossos partidos, os músculos doridos, um quisto sebáceo no pescoço meio curado, apenas um par de ‘boxers’ disponível, sem uma camisa de jeito, entrei agora mesmo na capela Sistina.

Um homem teimoso que levou quatro anos à volta deste tecto e que fez o que está à vista, merece bem que outro homem teimoso percorresse tantos quilómetros, ficasse sem ‘boxers’ disponíveis, nem camisa de jeito e tivesse um quisto sebáceo mal curado no pescoço para chegar aqui.

Peguei no telemóvel, escrevi a mensagem e enviei: Júlio, cheguei! Isto não é lindo, isto é mágico, cheira até a santidade!

Resposta: gostava de estar aí!

Passei por tudo o mais sem olhar como gato passa por cima de brasas, não quis saber de obras-primas de Rafael, primeiro do que tudo quis vir aqui.

Júlio, o homem era um santo sem saber que era: isto é um milagre! Há três anos que ensino isto ao pormenor. Li uma data de literatura boa sobre o tecto, a Sistina, o papa e Miguel Ângelo, mas, estar aqui é outra coisa. Aqui é aqui. Mais uma mensagem no telemóvel.

Sente-se o homem que fez isto. A obra ficou mas o homem também está aqui e o talento dele até se pode cheirar.

Estou sentado a olhar para cima, para diante, para trás, já me dói o pescoço, a deixar que o olhar veja e o olfacto sinta e cheire a obra e o homem que ficou ainda aqui liberto nesta sala.

Por entre os ‘no fotos, no pictures, silence’ incessantes e compassados dos guardas e do burburinho da multidão que entra, fica um bocado e sai, multidão de todas as raças, acho que senti Miguel Ângelo praguejar contra o papa. Assim é que é, Miguel, dá-lhe com força.

Valeu a pena vir.

Obrigado Miguel Ângelo. Muito obrigado.

Nova mensagem: Pai, o talento vem do Homem ou de Deus? Resposta: Filho, se o homem é feito à imagem de Deus, tanto o bom como o ruim só pode vir de Deus, ainda que digam que o ruim é obra do homem e não de Deus.

Confesso que fui tentado dar a seguinte resposta: Só pode vir de Deus, do homem só vem porcaria.

Confesso ainda que foi o Júlio lá na rua das Pedras que me alertou para o meu possível erro na capela Sistina.

Roma, Capela Sistina, 9/07/2010

PS: Como bom latino, por causa da proibição, tirei à socapa, tenho prova disso, as fotos que quis da capela Sistina. Acho que ficaram boas.

Mário Moura

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 16/10/2010
Código do texto: T2559490
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.