PÉ DE JABUTICABA

É incrível como essa fruta está ligada diretamente ao doce período de nossa infância. Sejam as aventuras nas casas dos avós, sejam os pequenos furtos em quintais alheios. Essa frutinha, também, pode estar ligada a fatos de hoje, do agora, enfim, fatos da vida.

De outro lado, é inquestionável o licor de jabuticaba, para quem não apreciou ainda, vai uma dica - é uma delícia.

Outro dia, quando fazendo uma caminhada, já por volta das 18:00hs, junto com a Gilda Maria e a Laika, cachorras amissíssimas, a primeira, uma adorável vira-lata, a segunda, uma doce labradora, vislumbrei uma cena, simplesmente, cinematográfica com um pé de jabuticaba.

O pé de jabuticaba estava ao fundo, era mais como um papel secundário. Já como atores principais, uma cena amável. Uma senhora abrindo o portão de sua casa para o seu marido adentrar com o veículo. O interessante é que ao passar por ela, no portão, o suposto marido, roubou-lhe um delicioso beijo de chegada.

A casa era simples. Diferente era aquele casal, dava para perceber a sintonia entre ambos. Acaso ele tivesse entrado direto com o carro, nada de anormal. No entanto, a delicadeza e a atenção, ao mesmo tempo, o selo de chegada, que deram uma sensação de felicidade.

E como é bom ser feliz no amor... tudo é flores ou tudo são flores, torna-se facultativo o uso ou não quando se tem a beleza sincera do melhor e mais profundo sentimento.

Dizem que o diabo mora nos detalhes, mas este brocardo é muito inferior ao que vi, nos detalhes moram muitos outros instrumentos capazes de nos fazer felizes. No detalhe da parada do carro, antes mesmo de romper a limitação do portão da garagem é que residiu o menor, o mais insignificante detalhe. E como fazem diferenças certos detalhes. Já dizia o nosso Rei Roberto Carlos - Detalhes tão pequenos de nós dois.

Talvez seja pelos detalhes que nos tornamos singulares. Singulares enquanto não estamos ao lado de quem amamos, o que nos tornaria plurais, no sentido da completude.

Enfim, recordo-me, vagamente, que ao fundo do quintal da casa daquele casal, havia um pé de jabuticaba, que deve ter presenciado mais detalhes.

E o amor é mesmo assim, uns têm pé de jabuticaba, outros tem quioques ...., enfim, são personagens secundários de uma apoteose que o amor consegue marcar eternamente quem já amou ou ainda ama.