AMIGO


Imagem da internet - Google

Amigo é alguém com quem posso ser sincero. Perto dele, posso pensar alto.  (Ralph Waldo Emerson)
 
Amizade e felicidade são dois temas muito explorados por escritores e cronistas. E não sem razão, pois além de serem muito abrangentes, vêm a ser algo que estamos sempre buscando. Quem não precisa de pelo menos um amigo? E quem não precisa e deseja ardentemente ser feliz?
 
Associo amizade com felicidade, pois entendo que a pessoa que tem um amigo, já se considera pelo menos um pouco feliz.  Afinal, amigo é aquele que no seu silêncio escuta o silêncio do outro.
 
Sobre a felicidade já escrevi alguma coisa, mas sobre a amizade e seus artistas – os amigos – ainda não me havia manifestado. Talvez por achar que muito já foi dito, esgotando assim o assunto.
 
Com as mudanças desenfreadas pelas quais passa o nosso mundo, tenho a sensação de que conquistar amigos e desenvolver uma amizade pura, desinteressada e com todos aqueles sentimentos e nuanças que lhe são inerentes, está cada vez mais difícil. E não há conquista nesta vida que substitua a sinceridade de um bom e velho amigo.
 
Mas ainda é possível. Mesmo que, por muitas vezes, uma das partes envolvidas (ou até as duas) acabe por levantar suspeitas, fale um monte de bobagens e quase consiga destruir algo tão nobre. Mas, existindo mesmo a amizade, tudo não irá passar de um grande mal entendido. Dizem até que amigos mesmo são aqueles que ficam um longo tempo sem se ver e, ao se reencontrarem, retomam a amizade exatamente do mesmo jeito, sem melindres e sem frescuras. Às vezes, até mais fortificada. E não se preocupe em entendê-la, pois a amizade ultrapassa qualquer entendimento.
 
Diferentemente da família, que nos é imposta, o amigo chega com naturalidade e, por muitas vezes, quando e de onde menos se espera. E como amigo não é uma ciência exata, até hoje ninguém conseguiu explicá-lo, apesar das muitas definições que já lhe apregoaram.
 
E uma das definições é esta, da qual desconheço a autoria, mas que entendo ser uma das melhores que já se fez.
 
“Amigo é como algo que Deus embrulha pra presente e põe no nosso caminho”.
 
Perfeito, não?
 
******
Arnaldo Agria Huss
Enviado por Arnaldo Agria Huss em 21/10/2010
Código do texto: T2570588
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.