Eleições 2010 - agradecimento e desabafo

Durante estes meses que fiquei afastado dos sites aonde publico minhas poesias, inclusive o meu próprio, vivi uma das experiências mais ricas que já havia vivido: fui candidato a deputado estadual aqui no RJ!!!

Alguns que agora lêem esta minha afirmação, devem estar pensando, “coitado, enloqueceu”, ou ainda “caramba, será que é mais um safado que quis se dar bem”, ou ainda outros pensamentos, alguns depreciativos, alguns positivos, alguns de compaixão, outros de raiva, ou outros que nem faço idéia e nem quero fazer!!!!

O fato concreto que desta experiência hoje estou colando os cacos que sobraram do André e sigo minha vida, pois, como disse, aprendi! E muito!!! Na base da pancada, mas aprendi!!!!! Entrei um André, protegi minha essência o tempo todo, mas, com certeza, saí outro André!

A visão lúdica que o poeta às vezes tem ao poetizar choca-se contra a realidade nua e crua que vivi nas ruas face-a-face no contato com a população que, como apontou a pesquisa Datafolha, em boa parte quer mesmo é vender o voto, obter benesses no curto prazo e “o resto que se exploda”. Entrei na disputa sabendo disto tudo, não fui enganado, mas a realidade é ainda muito pior do que o pior que haviam me falado. Uma coisa é assessorar candidato, outra coisa, muito, muito, muito distinta, é ser o candidato!

Tentei trilhar o caminho de retidão, baseando minha campanha em projetos e idéias! O resultado: 836 votos em 29 municípios de amigos que abraçaram minha causa e viram em mim um político diferente. Além destes votos, ganhei a desconfiança de muitos que supostamente ao meu lado estavam e a traição de outros tantos que achavam que eu “estava me dando bem”.

Ganhei também o amparo de pouquíssimos (como do Flavio, meu padastro, e de alguns reais e preciosos amigos que, sem dúvida, são os que confiaram a mim boa parte destes votos que obtive), bem como o amor das pessoas mais próximas que me motivavam e me fizeram caminhar, amor este que reconhecidamente deixo aqui gravado na minha história foi personificado no meu Tio Materno (Domingos), na Minha Mãe (Ivonete) e na minha mulher (Giselle). Quero deixar, então, registrado e tornar público meu agradecimento a estes que tanta força me deram e, realmente, me apoiaram.

Lancei-me candidato, pois não queria mais ficar na posição passiva e às vezes omissa que a grande maioria da população fica, resmungando em frente à televisão quando vê políticos com a cueca cheia de dinheiro ou ainda reclamando da vida quando um imposto é majorado, a rua aparece quebrada, o IPVA que é caro, o lixo que não é recolhido, a rua que consta como asfaltada, mas na verdade é barro!

Bem.....tentei, não consegui, fiz meu papel, plantei sementes, iniciei amizades..... espero ver no futuro os frutos que estas sementes irão dar!

André Silva
Enviado por André Silva em 22/10/2010
Código do texto: T2571282
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.