OS DIAS SE VÃO
 
 


O dia é um daqueles que você levanta, olha o mundo pela janela, depois desvia para o calendário , lembra o poeta Apollinaire e com sotaque nordestino , repete quase num sussurro, versos do poema “Point Mirabeau”, que diz : Les jours s`en vent. Je demeure. Significando : “ Os dias se vão. Mas eu permaneço”. E neste permanecer, “passam os dias e passam as semanas. Nem o tempo passado nem os amores retornam. Sob a ponte Mirabeau desliza o Sena. Vem a noite, o tempo não demora. Os dias se vão. Não chegou minha hora”.


 E, enquanto não chega a minha hora, o que faço é procurar o  porto seguro da verdade, mas, por mais que medite em torno dos problemas existenciais, só me ocorre  idéias preconcebidas.   Se me angustio e indago a razão do chegar e partir, principalmente do partir, terei que me contentar com o que já foi dito: a finitude está sempre na base das dúvidas, indagações e da inquietação conseqüente.


Então, eu me volto para a poesia, não necessariamente buscando conhecimento; mas sensibilidade poética, pois, como afirma o poeta Mendes Melo, através dela, também se diz, se pergunta se afirma. 

 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 22/10/2010
Reeditado em 22/10/2010
Código do texto: T2571503
Classificação de conteúdo: seguro