BUMBA MEU BOI !

Bumba meu Boi!

Tenho saudades de quando eu era apenas uma criança cheia de esperança, medos e ilusões.

Lembro-me de minha cidade natal nos seus dias de festas, especialmente no Carnaval. Quanta alegria e quanto medo...

Eu morava na subida de uma pequena ladeira e nesses dias festivos, normalmente em fevereiro, a turma de passista com seus instrumentos musicais, homens com máscaras que faziam as crianças se encolherem, passavam em frente à minha porta, onde de tudo eu assistia, olhando com certo temor, por entre as pernas de minha mãe.

Nessa noite, haviam muitos mascarados que dançavam e se jogavam sobre as crianças e jovens, que se aventuravam a chegar perto deles.

E o que mais me deixava com medo, era o Boi-Bumbá, que hoje sei, sempre existiu como A FESTA DO BOI ou a BRINCADEIRA DO BOI, e que tem sua origem no Nordeste do Brasil, onde derivou-se de outra dança típica de lá, O BUMBA MEU BOI. Era uma espécie de Ópera Popular, onde todos queriam ter o boi mais bonito, enfeitado e colorido, dançando as músicas carnavalescas antigas, num ritmo frenético.

Os homens se fantasiavam com uma cabeça de Boi feita artesanalmente e uma vestimenta, onde entravam nela como se estivessem montados em bois. Investiam contra as pessoas e recuavam numa alegria infantil e assim ficavam por toda a noite, a circular pela cidade.

Mas para mim, e a maioria das crianças, aquilo era uma espécie de diversão e terror, porque não sabíamos o tamanho do folclore que era toda aquela encenação. Ficávamos surpresos com os adultos felizes e sem medo participarem daquela brincadeira no meio dos " Bumbas meu Boi" e mascarados que metiam medo na criançada.

Nessa noite, íamos dormir meio trêmulos pela ansiedade e o medo que a festa do Boi nos causava. Era uma adrenalina gostosa que nos faziam esperar pelo ano seguinte.

Núbia Cardoso - 24.10.10

NÚBIA CARDOSO
Enviado por NÚBIA CARDOSO em 25/10/2010
Reeditado em 21/09/2016
Código do texto: T2576705
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.