LEVIATà-  O HIPOPÓTOMO

 


Quem se deu ao trabalho de ler “Leviathan” de Thomas Hobbes, com certeza tem condição de avaliar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no seu todo e em particular  nesta campanha eleitoral que estamos vivenciando , onde por conta do seu destempero verbal e as suas atitudes, que maculam a liturgia do cargo que ocupa, e o faz em beneficio de sua candidata,  armando um estado beligerante ,  colocando uns contra os outros, agindo confiante no aparelhamento do Estado, onde o poder comum (entenda-se poder Judiciário) não atua e não ordena e o que se vê é uma “guerra” de todos contra todos onde a força, o embuste, a mentira e a fraude são considerados virtudes.


Seria interessante que o senhor presidente entendesse por que existe a sociedade, se não sabe explico: a sociedade existe porque os homens concordaram em viver em comum e o Direito existe porque os homens pactuaram viver segundo regras delimitadoras dos arbítrios. Não vivemos mais em estado de natureza, sem leis, sem normas.


Explico a alusão feita do termo “Leviatã” e o paralelo estabelecido entre o senhor presidente: refere-se a um monstro bíblico, uma espécie de grande hipopótamo de que trata o livro de Jó, cujo poder não encontra similar sobre a terra conforme precisa as Sagradas Escrituras.  “ ... acaso não será o homem derribado só em vê-lo? Ninguém há de tão ousado que se atreva a despertá-lo... No seu pescoço reside a força; e diante dele salta o desespero... Levantando-se ele, tremem os valentes; quando irrompe ficam fora de si... Se o golpe de espada o alcança de nada vale, nem de lança, de dardo ou de flecha. Para ele o ferro é palha e o cobre pau podre... Os cacetes atirados são para ele como palha, e ri-se do brandir da lança... Na terra não tem ele igual. Ele olha com desprezo tudo o que é alto; é rei sobre todos os animais . (Jó 41.9-34)

 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 25/10/2010
Reeditado em 25/10/2010
Código do texto: T2577039
Classificação de conteúdo: seguro