A INVEJA

"Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas." (Hebreus 11:4).

Essa preferência de Deus, por um dos filhos de Adão gerou uma reação funesta do outro, levando a eliminação de seu irmão. Como vê caro leitor: “A inveja e o ciúme acompanham a humanidade desde o seu primórdio”. Assim, narrativas bíblicas, a História e literatura ficcional estão repletas de exemplos desse vil comportamento. Você mesmo, que está me dignando com sua leitura, também ao longo de sua vida, já enfrentou algum problema dessa natureza.

A competição é um estímulo importante no desenvolvimento humano, contudo, ela pode significar a ruína dos envolvidos. Pois, pode levar a sentimentos destrutivos a aquele que por algum motivo, sentiu-se prejudicado pela ascensão de seu semelhante. Muitas das vezes, o indivíduo levado pela inveja, é a primeira pessoa a reconhecer o talento do outro, como foi o caso de SALIERI, em relação a MOZART. Em algumas situações, o invejoso tem mais talento do que o invejado. No entanto, seu egoísmo não admite o crescimento do outro, mesmo em menor proporção, fazendo tudo para o seu aniquilamento.

Esses sentimentos torpes são capazes de levar o indivíduo envolvido a praticar os mais variados desatinos: David rei de Israel deixou seu general Urias morrer abandonado no campo de batalha. Tudo isso, para ficar com sua mulher, sendo que poderia ter todas as mulheres do reino de Israel. Infelizmente, todos nós estamos sujeitos a esse tipo de comportamento. Assim, temos que ficar atentos com as nossas atitudes. Pois, a nossa condição humana pode nos colocar na situação de algozes, ou vítimas dessa terrível situação. Muito embora, a consciência desses atos insanos, muita das vezes, não seja perceptível pelos praticantes.

Tal situação é comum entre colegas que exercem funções semelhantes no trabalho. A pessoa invejada tem alguma coisa que chama atenção do invejoso. Pode ser competência, preparo intelectual, espontaneidade ou talvez, mulher bonita. Uma rede de intrigas coroa quase sempre, o quadro dessa baixeza humana. As conseqüências são imprevisíveis, infelizmente pessoas de boa índole são prejudicadas por esse grupo de indesejáveis, com conseqüências desastrosas para todo o conjunto da sociedade.

João da Cruz
Enviado por João da Cruz em 26/10/2010
Reeditado em 01/05/2013
Código do texto: T2578839
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.