Ataque de riso

Amanheci com a neurose a flor da pele, àquela que nem Freud curaria: acesso de riso! O jeito foi me policiar a não ser ouvido pelos vizinhos. Senão, chamariam os bombeiros, temendo ao maluco solto e tão perto deles. Não lhes tiraria a razão!

O motivo de tanto rir? Gerundismo e um palavreado do filme Tropa de Elite 2.

Pairava-me à mente, não sei por que cargas d’água, um decreto de Cristóvão Buarque que proibia o gerundismo em documentos oficiais. Gerundismo é tenebroso e se for inevitável usá-lo, que não seja abertamente. Sim, há coisas que até se faz; mas, nunca em público!

A frase do bom Tropa de Elite 2 é... Antes, explico: Capitão Nascimento dá um golpe no tráfico e os bandidos ficam sem dinheiro para o pedágio da milícia. O major Rocha chega querendo a propina e o traficante chora as pitangas: “Tem dinhero naum... Chegaru baguii naum... Pega esses quinhento aí, mano... Para de norose...“ O major Rocha não pensa duas: manda disparar uma saraivada de bala no traficante, transformando-o em peneirinha fina!

Fiquei pensando: qual é o militar (todo militar que eu conheço é cdf) que não ensandece ouvindo a expressão ‘pare de norosa’ em de vez 'pare de neurose'?

Contive o gargalhar e fui para o banheiro. Fiz o que precisava, escovei os dentes, enchi a boca de Cepacol e mirei minha cara cearense no espelho. Para quê!... Achei-a engraçada; desatei o saco de risadas e disparei Cepacol, borrifando o recinto inteiro!

Saco; precisei lavar o banheiro todo...