Futebol 2009

Os estados brasileiros já têm os seus campeões. No Rio de Janeiro, o Flamengo é bicampeão; em São Paulo, o Corinthians é campeão invicto; no Rio Grande do Sul, o Internacional também é campeão invicto; e em Minas Gerais, o Cruzeiro é campeão. Em Goiás, a decisão foi entre Goiás e Atlético. No primeiro jogo, o Atlético venceu por 2 a 1 e tirou a vantagem do Goiás, que jogava pelo empate. Mas no 2º jogo o Goiás venceu por 2 a 0 e sagrou-se campeão. O título foi merecido, pois o Goiás é o time de melhor campanha.

Por ter perdido o título, o Atlético dispensou o treinador, o que não é bom. Ser vice campeão é um mérito que precisa ser valorizado. Ninguém imaginava o Atlético chegar aonde chegou, pois há 05 anos o time quase fechou as portas ao anunciar a venda de seu estádio e dispensar seus jogadores. Mas como uma fênix o time ressurgiu das cinzas, graças a patrocínios e dirigentes competentes.

O mérito do Atlético não é só ter chegado a final. Há alguns anos o time vem mantendo um elenco de bons jogadores. Em pouco tempo já foi campeão goiano e da série C do brasileirão ano passado. O Atlético ainda tem muito o que mostrar, se não desandar com más administrações, o que tem ocorrido com muitos times no país.

Mas não sou torcedor do Atlético. Sou torcedor do Vila Nova, o time de maior torcida em Goiás e no centro oeste. No campeonato goiano que ora termina, o Vila Nova decepcionou a sua torcida com um futebol medíocre, ficando em 7º lugar e quase caindo para a série B do goianão. A derrocada do Vila começou com fracasso do brasileirão série B, ou seja, após não conseguir a sua classificação para a série A. Mas futebol é assim mesmo, é preciso manter um time mesmo com fracassos, pois ficar mudando de jogadores e de treinador, time nenhum consegue bons resultados.

No Vila Nova ultimamente não tem parado jogador nem técnico. Muitas contratações de jogadores não deram certo, o que gera prejuízos e perda de tempo. É preciso saber contratar. É preciso também fazer um trabalho de base, ou seja, investir em jogadores juniores e manter uma estrutura física e psicológica. E ter uma boa diretoria também é importante.

O Goiás tem um bom time, por investir em um trabalho de base, e com isso revelar bons jogadores. O Goiás é também um time que recupera e acredita em seus jogadores. O resultado desse investimento é um grande patrimônio, estando entre os grandes clubes do país. Para o Goiás ainda falta um título nacional, o que não é difícil pela estrutura que tem, é uma questão de tempo.

O Atlético é outro exemplo a ser seguido, por ter investido em uma base e ter buscado jogadores bons e baratos. O certo é que para se fazer um bom time, é preciso ter uma boa diretoria, bom técnico e treinador e bons olheiros para escolher os bons jogadores. O patrocínio vem por último, com certeza, pois ninguém vai querer investir em um time ruim. O Vila Nova precisa aprender com o Goiás e o com o Atlético para ser grande.

(publicado no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em 06-05-2009)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 28/10/2010
Código do texto: T2582987
Classificação de conteúdo: seguro