Anjos ou demônios???

Podemos escolher se queremos que eles sejam anjos ou demônios...

Transtorno bipolar: O Transtorno Bipolar de Humor (TBH), antigamente conhecido como transtorno maníaco-depressivo, é caracterizado por alterações de humor que se manifestam como episódios depressivos alternando-se com episódios de mania (período de euforia, atividade cognitiva e física intensa e falta de auto-controle e bom senso).1 Considerando-se os quadros mais brandos do que hoje se denomina espectro bipolar a prevalência pode chegar a até 8% da população. Usando critérios mais rígidos se restringe a menos de 1%. Assim, estima-se que cerca de 1,8 a 15 milhões de brasileiros sejam portadores do TBH, nas suas diferentes formas de apresentação.2

Acredito mesmo que as pessoas com transtorno bipolar são anjos no nosso meio.

Isso também depende de como conduzimos nossas relações com esses seres.

Eles são aquilo que vivenciam...

Havendo amor, eles são amor, e se há paz, assim o são...

Se eles convivem com hostilidade, eles serão hostis....

Eles não gostam de viver presos, não ligam para riquezas e usam poucas roupas.

Também são inconstantes...

Mudam de ideia a toda hora, e só agridem se são agredidos.

Quando a pessoa não sabe que está convivendo com uma pessoa com transtorno bipolar, a tendência é de maus tratos por achar que essa pessoa está apenas se aproveitando.

Uma boa parte das pessoas que mora na rua tem esse problema.

Muitos são expulsos de casa (por ignorância) e, às vezes, elas mesmas fogem.

Acham melhor a liberdade. Até por não gostar do lugar onde mora.

Podemos escolher se queremos que elas sejam anjos ou demônios...

Tenho um filho que tem transtorno bipolar, quando nasceu, chorava... Mas não havia lágrimas e, depois de grande, nunca o vi chorando...

Muita gente me dizia que aquilo era normal e com o tempo as lágrimas voltariam.

Só que não foi assim...

Tivesse perguntado ao médico quando ele ainda era pequeno, talvez, algum tratamento daria.

Mais não foi exatamente isso que fiz, porque, eu era muito imatura e despreparada....

O tempo foi passando, ele foi crescendo, estudava normalmente... já foi até o melhor da sala.

Geralmente essas pessoas, têm disso, uma inteligência gigantesca....

Terminou o segundo grau e estava estudando para o vestibular, foi quando ele surtou de uma forma que me assustou...

Pulava em cima da cama, como se fosse uma criança, gritava e não dizia nada com nada.

Fiquei desesperada...

Não sabia o que estava acontecendo...

Liguei para os bombeiros e levamos para o hospital.

Chegando lá, logo o sedaram!

Ele ficou dopado e parecia um bêbado...

Nossa!... Fiquei com muita angústia.

O médico aplicou também um calmante para que ele pudesse dormir.

O chato é que eu não pude ficar com ele...

Voltei para casa com o coração cheio de tristeza.

E logo no começo do tratamento, ele fugiu da clinica que estava...

Fiquei sem saber por onde andava por mais de três meses, quase enlouqueci.

Foi encontrado em Palmas, Tocantins, saiu de Brasília a pé, e foi parar lá.

Chegou com as pernas bem inchadas e cheio de feridas....

O pai dele o trouxe de volta e logo ele voltou ao tratamento.

Dei uma resumida pois a história é muito grande, não dá para contar tudo aqui.

O que realmente quero colocar aqui, é que, hoje ele é o meu anjo. Pois, enchi o coração dele com muito amor e carinho. Ele está aposentado e é conhecido em Brasília como o poeta do posto.

Ele vende poesias de sua própria autoria, nos postos de gasolina.

Uma vez ele me disse:

- Mãe! Eu sou adulto, mais também sou criança...

Não faça do seu anjo um demônio.

Jesus tem me abençoado muito, através deste filho... Por isso eu o louvo!