Casinha de Sapê

As eleições presidenciais chegaram ao final e o vencedor, vencedora foi a candidata apoiada pelo atual presidente .Isso foi motivo, como tantos outros, para conjecturar ideias sobre a inferioridade do povo nordestino. Pois, foi aqui, no nordeste que ela teve uma votação mais expressiva. E aí vêm insultos, por parte daqueles contrários a candidata eleita, dizendo que o nordeste é uma região de miseráveis, e que essa população desinformada e carente se satisfaz com muito pouco. Com esmola mesmo. Foi sempre assim. No vou mais apresentar elementos para confirmar que o Brasil é um país desorganizado e injusto, e não é apenas a nossa região que é problemática. Resolvi ressaltar as coisas bonitas que o nordeste tem. Começando pelo seu sol forte, brilhante. Sua paisagem. Praias. Música . Comida.Mas há muitos lugares bonitos! Já ouvi falar e vê; através de fotografias e imagens televisivas, cinematográficas , países bonitos. A Suíça é um bom exemplo de país bonito. Alguém disse ser o lugar mais bonito que já o conhecera. No entanto , voltando ao nordeste ,são as pessoas do próprio nordeste responsáveis pelo seu atraso. Foi aqui que deu início a “sociedade” escravocrata. É o que diz a história . E essa escravidão perdura até os dias atuais. O coronelismo. E tantas outras mazelas que maltrataram esse povo que se acostumou, como dizem, a viver à sombra do Brasil oficial. Foi a chamada elite nordestina que implantou o mal neste País! Exagero a parte. Gente má existe em todos os lugares. A Própria Suíça que em uma entrevista com o escritor colombiano Gabriel Garcia Marques; ele falando sobre maldade, cometidas por povos com baixo nível de civilidade, salientou que os suíços, hoje, conhecidos por fabricarem os melhores queijos e relógios, já foram , no passado, não muito distante, classificados como bárbaros. Otimista, o Gabriel Garcia Marques se referia a América latina com suas ditaduras sangrentas, demonstrando esperança que um dia seríamos democráticos e civilizados, como os suíços, por exemplo. É, vamos ser otimistas como esse grande escritor e acreditar que um dia o nordeste será um lugar melhor de se viver. Lembrando as coisas boas e simples. Uma casinha de sapê .Comum no interior do nordeste .É verdade que existem casinhas de sapê em todo interior do Brasil, inclusive em São Paulo, como mostrou um dos seus grandes artistas, Almeida Júnior. Mas há uma forte ligação entre a casinha de sapê e o nordeste. E ali pode estar a felicidade. O felicidade pode estar no castelo de Chambord. Pode estar em uma casinha de sapê. Como diz aquela canção de um compositor baiano. “ Jogue suas mãos para o céu / e agradeça se acaso tiver / alguém que você gostaria que / estivesse sempre com você / na rua , na chuva, na fazenda /ou numa casinha de sapê...”

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 04/11/2010
Reeditado em 25/01/2017
Código do texto: T2596396
Classificação de conteúdo: seguro