Cenas hilárias de quem viaja de lotação

Quem é usuário de lotação saberá do que irei relatar: da impaciência do ser humano – pelo menos os daqui de Belo Horizonte que dependem do transporte coletivo, bem deficitário.

Nessa minha lida, fico a observar as atitudes das pessoas, com quem convivo, no horário matutino do transporte coletivo.

Há um senhor, que embora aparente pouca idade, demonstra muita falta de educação.

Certo dia, fiquei admirado ao vê-lo adentrar no ônibus, o qual todos nós aguardávamos, empurrando a todos:

_ Hei, meu senhor! Acalme um pouco. O ônibus acabou de chegar no ponto. Deixe as pessoas, que já estavam aqui aguardando, antes do senhor, entrarem primeiro. Falei com ele.

Sabe o que ele me respondeu?

_ Quando aqui cheguei, não vi nenhuma fila.

_ Ah, fedazunha! Então tem que ter fila para senhor poder respeitar a ordem de chegada? Quando o senhor chegou, deve ter visto mais ou menos umas dez pessoas já aqui. Então a sua entrada deve estar condicionada após a entrada de pelo menos dez pessoas, quaisquer que sejam.

Há também, um conflito muito grande, com certos idosos ( estou caminhando prá lá também ). Eles entram, e ficam antes da roleta. Mas a volúpia com entram, parece que estão indo para uma divertilâdia, e param ali. Aí, a dificuldade se instala, em transpormos aquele espaço.

Há aquelas pessoas que correm para entrar no coletivo, se assentarem e ficarem ouvindo suas musiquinhas, de olhos fechados. Nós os mais educados, não empurramos ninguém, ficamos em pé no corredor do ônibus.

Quando, de repente aproxima o ponto final, o local da descida, os olhos se abrem, se levantam e querem descer antes mesmos de nós que já estamos próximos da porta. Só resta uma coisa:

_ Acalmem-se! Vocês vieram assentados e querem descer primeiro? Vão te catar!!!

E o desrespeito com os lugares reservados. Além de fecharem os olhos, cerram-os, como se passassem cola neles.

Outra coisa, que penso estar em desuso, é pedir licença quando um lugar se vaga. Se ao lado estiver alguém mais idoso, até que você pode aventurar-se em solicitar a licença para assentar-se; mas, se for a juventde em pessoa, caso você proceda assim, ela nem repara em você e permanece calada, desviando o olhar.

Mas o que nos acalma, é o perfume das meninas de banho tomado e que fazem questão de deixarem os cabelos molhados, nos proporcionando até outra viagem, paralela a essa.