Um passeio pela Toscana

Esther Ribeiro Gomes

Enquanto escrevo, um doce aroma invade a sala que dá para o jardim:

é a dama da noite que vem me fazer companhia, alegrando minhas noites solitárias...

Nas minhas viagens pela Itália, eu me apaixonei pela Toscana, com sua paisagem, arquitetura e artes belíssimas, pela sua comida e vinhos deliciosos...

Devo dizer que em toda Itália come-se divinamente; o calor humano e a generosidade das pessoas são típicos desse país encantador.

É na Toscana que se revive a beleza da arte renascentista, lá se descobre o que há de variedade e graça em toda a natureza!

Em seus magníficos vinhedos são produzidos vinhos inigualáveis, seus campos e colinas suaves, são de um verde que repousa a alma...

Suas cidades medievais levam-nos a fazer uma viagem no tempo.

Firenze, templo de arte, de gênios como Giotto, Botticeli, Michelangelo, Da Vinci, Caravaggio, Brunelleschi, entre tantos outros ; Siena, com sua Piazza Del Campo, palco das corridas de cavalos que acontecem desde o século XVII em honra de Nossa Senhora e os cavaleiros desfilam com trajes tradicionais e bandeiras, sendo que o vencedor leva como prêmio o ‘Palio’, estandarte criado exclusivamente para cada evento; Lucca, cidade medieval cercada por altas muralhas; Arezzo, com seus vinhedos fabulosos; Pisa, com sua famosa torre inclinada; Carrara, com sua catedral revestida com o mármore que dá nome à cidade; San Gimignano, com suas célebres torres, enfim, aonde quer que se vá, todo esse deslumbramento nos emudece e encanta...

Tanta beleza levou a escritora norte-americana Frances Mayes a comprar nos campos verdes da Toscana, a casa ‘Bramasole’, que significa: Brama= anseio, desejo e Sole=sol, luz.

Então escreveu o livro ‘Sob o sol da Toscana’, posteriormente transformado em filme, que não canso de assistir!

Agora ela escreveu o segundo volume, intitulado ‘Bella Toscana’, que ainda não tive o prazer de ler.

Encantadora Toscana, moras num cantinho especial do meu coração!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 05/11/2010
Reeditado em 05/11/2010
Código do texto: T2597516