Uma coisa puxa outra.Decidindo fazer uma sexta edição do “Contos e Causos” comecei a procurar um magnífico comentário do meu prezado amigo Cacá,que me foi ofertada ainda na Bienal de Minas,quando ,finalmente nos conhecemos(não biblicamente,é claro!).rsssss

Como tudo que o Cacá escreve era uma resenha maravilhosa que eu precisava achar,pois,pretendia pedir-lhe autorização para usá-la, ou como apresentação  da nova edição ou como prefácio.
Sei que a salvei em algum lugar,mas,meu P.C. continua a pregar-me peças.Outro dia,procurei até ao desespero um artigo enorme que havia escrito sobre os projetos de governo dos dois presidenciáveis e nada de achar.Iria para o site Artigonal,onde freqüentemente envio minhas mal traçadas,por ser um dos sites mais importantes da rede.Procurei,desisti,escrevi outra coisa e,depois de alguns dias descubro o raio do artigo,inteirinho,sem faltar uma vírgula,entre os documentos salvos.Pensei:-isto é coisa do SR. Sobrenatural de Almeida,como diria Nelson Rodrigues.Ou ,coisa de BIOS,como diria meu filho,sem nenhuma caridade para com a santa mãe dele:Burros ,Idosos,Operando Sistema.Pode???
Pois é,ainda tentando resgatar a resenha do Cacá,lembrei-me de procurar nos comentários que me enviaram.E ai começou um maravilhoso passeio pelo tempo;comecei em 2008 quando,timidamente,aterrissei no Recanto.
Fui lendo,saudosa e encantada,os comentários dos meus leitores e amigos.Reli,emocionada os recados passados,os elogios,senti as emoções que meus textos despertaram em alguém e que fluíam à flor da pele,reais,verdadeiras,limpos...
Revi amigos que eu adorava como o Berê,hoje alegrando o Céu com seu riso alvar e seu humor maravilhoso.Senti as lágrimas chegarem aos olhos,espiarem o mundo e depois recolherem-se tímidas para dar lugar ao riso e a alegria ao reler suas palavras.Berê haveria de querer que fosse assim. Outros,saíram daqui como o Léo e o Ali e nunca mais os vi;mas,continuam presentes nos meus pensamentos e nos depoimentos que deixaram.
Alguns continuam no Recanto,mas,meio sumidos,culpa minha,minha máxima culpa,pois,agora,devido às minhas inúmeras ocupações,venho pouco aqui e visito ainda menos.
Eles,os amigos,desfilaram diante de mim a sua beleza e o seu sorriso.Uma das mais prezadas me disse”_acordei hoje triste,mas,ao ler você,chutei a tristeza e encarei o mundo”.Pensei comigo:-Meu Deus,eu consegui alegrar as pessoas,fiz alguém que não conheço,feliz,e,para mim ,isto é tudo.
Não achei a resenha do Cacá;mas,passei momentos tão alegres,tão emocionados,tão felizes,me senti útil,realizada e parte integrante desta família tão querida ,que até pensei.Que tal transformar em livro essas experiências,um livro secreto,só meu,para guardar embaixo do travesseiro para reler nos dias tristes,para legar para meus filhos,netos e bisnetos,para fazer a diferença.Digo,livro secreto porque não estou autorizada a repassar esses sentimentos tão doces e tão íntimos.
Mas,guardá-lo para mim dentro do cofre das minhas lembranças,como dinheiro vivo,valores imensuráveis;como um dos meus mais antigos e queridos amigos o Fernando Brandt diz:_”Os comentários são o salário do autor .
Verdade,amigo Fernando,e ,como são verdadeiros,reais,como partem do íntimo de alguém,valem mais do que todos os prêmios Nobel do mundo.
Pois é,meus queridos,nada mais aconselhável para massagear o ego e matar saudades ,do que essa visita aos amigos e ao nosso passado.
*Esse texto é dedicado a todos os meus amigos e leitores do RL
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 06/11/2010
Código do texto: T2599989
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.