você já aprendeu com um cavalo?

Eco (grego oikos) = Habitat; Terapia (grego thaerapia) = "Servir à Deus".

A Equoterapia, como sabemos, é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais. Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.

A Ecoterapia se apóia nos fundamentos conceituais da Ecopsicologia, uma combinação de ecologia, a ciência das relações entre organismos e seu meio ambiente, e psicologia, a ciência dos processos mentais ou comportamento. Este novo campo da ciência acredita que a saúde ecológica do nosso planeta está diretamente relacionada com a saúde mental de seus habitantes, afirmando que os nossos comportamentos ambientalmente destrutivos provêm do nosso senso de desconexão com o mundo natural. A Ecopsicologia afirma ainda a existência de um “inconsciente ecológico”, que é reprimido em alguns indivíduos, e que representa a nossa ligação com o processo evolutivo da espécie humana no planeta. Essas teorias não são inteiramente novas. Muitos povos indígenas têm vivido de acordo com esses conceitos através da história.

A parte de alongamento e equilíbrio também é desenvolvida com a equoterapia. Apesar de não ter contra-indicações, a terapia só é realizada com autorização médica.

Objetivos:

• Assimilar Reais Benefícios da Sintonia Profunda com a Essência da Natureza;

• Buscar Maior Equilibrio Integral (espírito, mente, corpo);• Liberar a Força Interior (intuição, criação, cura, originalidade...);

• Resgatar e Ampliar a Alegria do SER de modo Simples e Natural.

Atividades:

- Exercícios de Descontração e Relaxamento

- Dinâmicas para Autopercepção

- Confrontos com Dificuldades (medos, emoções reprimidas, bloqueios,...)

- Momentos de Autoconsciência

- Práticas com os 4 Elementos Naturais (ar, terra, fogo, água)

- Exercícios para:Liberação, Centramento e Fluidez Pessoal

- Trilha Ecológica

- Roda de Cura

Terapia naturalista, que consiste na utilização de contacto com a natureza e técnicas de relaxamento e harmonização.

OU SEJA, O CAVALO PODE AJUDAR A PESSOAS COM PROBLEMAS FÍSICOS, MENTAIS, DISTURBIOS, ENTRE OUTROS ...APRENSDER COM O CAVALO É ANIMAL!!!

CIDA MOURA
Enviado por CIDA MOURA em 07/11/2010
Código do texto: T2601268
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.