Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito

Jorge Linhaça

Quando se acha que ele morreu, está sepultado, basta alguém soprar as brasas e lá vem ele ,lépido e revigorado, discursando como o dono da verdade e arrastando multidões de manipuláveis.

Sua face torpe ganha o rosto de mil outras faces e por isso mesmo permanece impune, não há como garantir que tenha nascido aqui ou ali, se é homem ou mulher, só se sabe que ele existe, que frequenta vários ambientes e realiza a sua pútrida tarefa de jogar irmão contra irmão.

Algumas atividades da sociedade podem fazer com que ele se manifeste mais forte, que as máscaras se dissolvam e que os argumentos maquiados mostrem enfim sua verdadeira face.

Desta vez foram as eleições...foram tantas as invencionices que viajaram pela internet, como verdades incontestáveis que , principalmente, aqueles menos maduros politicamente, as engoliram com isca anzol, linhada e chumbada.

Foram meses antes das eleições, numa pré-campanha de disseminação de absurdos ,piadinhas, fofocas, "denúncias " e por fim...tão logo foi anunciado o resultado das eleições e já se conheciam os culpados pela derrota dos "Classe A":

Os Nordestinos..."aqueles seres inferiores e analfabetos que votaram em troco de um quilo de arroz..."

Atacam os nossos irmãos nordestinos com tamanho ímpeto que há, mesmo entre eles, que acredite nisso...

Somei os votos do segundo turno:

No Nordeste Dilma teve, somando todos os estados, 15.116.819 votos....

No Sudeste somou 22.540.258 votos...mais de 7 milhões a mais do que no Nordeste...

Ganhou em Minas e no Rio de janeiro...metade da Região Sudeste

Só em São Paulo foram 10.462.010 votos...para Dilma

Somando-se apenas os votos das regiões Sul e Sudeste ainda assim Dilma venceria com 29.807.331 votos, contra 29.403.204 de Serra.

Portanto aqueles que sonham com um separatismo do Sul -Sudeste, teriam de "engolir" a Dilma do mesmo jeito.

Se excluirmos o Sul :Dilma 22.540.258 contra 20.909.646 de Serra

ou seja: o sudeste também elegeu Dilma ...

Enfim..

Dilma ganhou no Norte, no Nordeste,no Sudeste e no Centro-oeste.

e não por causa dos nordestinos como querem fazer crer.

Portanto, o preconceito é, além de tudo, um mau informante.

Quem olha o mapa por regiões, "esquece" de avaliar o colégio eleitoral ( o número de eleitores por região, estado, município )

( esses dados pesquisei e fiz as somas no endereço: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI164092-17442,00-O+MAPA+ELEITORAL+DO+BRASIL.html

qualquer um pode ir lá e fazer o mesmo...lá ,os números são dados por estados. )

Mas, como o preconceito não tem razão, não sabe ler, não sabe somar, não sabe pensar...grita-se a plenos pulmões que a "culpa" é dos nordestinos...e tome adjetivos dos mais ofensivos ....

No Youtube há um vídeo que mostra a herança deixada pela campanha de ódio deflagrada através da internet ...esse é o resultado do bombardeio de centenas, milhares de vezes a mesma mentira:

Os incautos e os pré-dispostos acabam por crer nela.

http://www.youtube.com/watch?v=tCORsD-hx0w&feature=player_embedded

Felizmente, atitudes legais já estão sendo tomadas contra essa atitude preconceituosa e sem noção de cidadania.

http://info.abril.com.br/noticias/internet/oab-processa-jovem-por-racismo-no-twitter-03112010-11.shl

O "bulling eleitoral " "come solto" na internet...e muitos fingem que não veem, olham para o lado , como olhariam, se estivessem sentados em um metrô lotado e uma idosa ou grávida ficasse em pé à sua frente, fingindo que o problema não lhe diz respeito.

É preciso que esse caso seja levado adiante, que não usem apenas a moça como bode expiatório, é preciso que se responsabilize os que durante meses usaram a internet para semear esse tipo de pensamento em prol da defesa da candidatura de um candidato.

É preciso punir quem se beneficiou com esse pensamento.

Não sei se esse "efeito colateral" da campanha foi premeditado ou não, mas que ele existe é inegável, não se pode contestá-lo.

O ódio alimentado por centenas de mensagens deturpadas levaram muitos a crer que se estabeleceu uma guerra insana neste país...não faltaram mensagens falando em morte, túmulos, extinção dos desafetos e etc...mas é inegável que o que mais se ouviu foi que os nordestinos , pretensamente os maiores beneficiados pelo bolsa familia, eram a origem de todos os males da sociedade.

Os nordestinos estão, para essa parcela da sociedade reacionária, como os Judeus estavam para os nazistas. São os bodes expiatórios de sua ( dessa parcela) própria incompetência.

O orgulho e o preconceito,que vejo em muitas mensagens de pessoas que se sentiram lesadas com o resultado das eleições , as impede de perceber que , neste momento, são movidas por um ódio maior que a própria decepção.

Orgulho, ódio e preconceito caminham juntos, são como trigêmeos que não se largam e se alternam na boca de cena.

É preciso que ajamos de modo a que combatamos, pacificamente , esse tipo de comportamento desagregador em uma sociedade e nação compostas, predominantemente, por pessoas ordeiras.

DIGA NÃO AO PRECONCEITO!

Contatos com o autor

anjo.loyro@gmail.com

Arandu, 03/11/2010