Roma, Cidade Eterna!

Esther Ribeiro Gomes

‘Aqueles que passam por nós,

não vão sós, não nos deixam sós...

Deixam um pouco de si,

levam um pouco de nós...'

(Antoine de Saint-Exupéry)

Deixei amigos em Roma e em muitos lugares da Itália que me trazem saudades...

Saudade, palavra de significado profundo que abrange não somente a ausência física, como a dor promovida por essa ausência.

Parafraseando Manuel Bandeira, ela pode ser até melhor que a felicidade, porque é a felicidade que ficou...

Tenho muitas saudades dos amigos que deixei na Itália e dos tempos que lá vivi...

Roma, cidade eterna, das fontes magníficas, dos monumentos fabulosos, da rica história que eles nos contam, das ruínas, das maravilhas de épocas passadas.

Em toda Itália, a preocupação com a preservação de sua história é impressionante!

Em Roma os metrôs foram construídos com muito mais profundidade do que em outros lugares porque durante as escavações, se alguma ruína é encontrada, param a obra e arqueólogos do mundo inteiro vêm estudar aquela civilização antiga.

As ruínas são cercadas e ninguém poderá alterá-las.

Então, para evitar esses transtornos, eles constroem os metrôs muito abaixo do convencional.

Os italianos dão enorme importância à preservação do seu passado histórico.

Das belíssimas fontes, as que mais me marcaram foram a da Piazza Navona, onde fica a Embaixada Brasileira e a ‘Fontana de Trevi’, onde joguei, de costas, a famosa moeda para poder voltar...

Piazza Veneza onde discursava Mussolini; Piazza di Spagna, com aquela escadaria repleta de flores e de jovens!

O Forum Romano, o Pantheum, são de tirar o fôlego e o Colosseu me impressionou muito. Saber que tantos cristãos lá foram sacrificados por puro deleite dos Césares!

Vaticano, um país independente dentro de Roma e a Capela Sistina, magnífica, com belíssimos afrescos de Michelangelo retratando a criação do mundo, são um dos maiores tesouros artísticos da humanidade!

Diante de tanta beleza, fiquei emudecida...

A belíssima Catedral de São Pedro é algo indescritível, com pinturas em relevo que mais parecem esculturas.

Enfim, as igrejas italianas são deslumbrantes!

Roma, cidade eterna, tens um cantinho especial no meu coração...

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 08/11/2010
Reeditado em 10/11/2010
Código do texto: T2604783