VOCÊ TEM FOME OU SEDE?

Você tem fome ou sede?

Mas talvez seja sede ou fome!

Num primeiro momento poderíamos dizer que qualquer maneira se trata da mesma coisa, mas não é.

O mais natural seria a resposta de que se tenha fome e sede ou então sede e fome. Estas ordens também não representariam a mesma coisa.

Não podemos esquecer que normalmente o ser humano sempre se queixa de uma ou de outra, porque o mais comum é dizermos tão somente “Estou com fome!” ou “Estou com sede!”. Só mesmo quando se esteja quase na mais completa inanição ou nos sentindo debilitados é que dizemos “Estou com sede e fome!”

Mesmo que digamos que estamos somente “Estou com fome!”, sempre a primeira a ser saciada, será a sede. Ou não? Porque seria? Nem que seja um simples copo de água, parece também matar a fome! Ou seja. Saciando a sede, pelo menos aliviamos a fome.

Jamais vamos ouvir dizer que alguém está com fome de vingança, de saber, de sucesso. Sempre ouviremos que se tem sede.

E assim, vamos passando a vida dizendo que, temos sede! Sede de carinho, sede de amor, de sucesso, de alegria, de felicidade.

Mas então, porque nunca dizemos que temos fome, a não ser quando se fala de puro e real alimento.

É interessante descobrir que não falamos em fome de saber, de sucesso, de carinho, de amor, alegria ou felicidade, embora esta também esteja incluída na nossa sede. Mesmo que estejamos morrendo de fome por algum destes motivos de viver, sempre queremos mesmo é saciar a nossa sede. Não ouvimos por aí alguém dizer que está comendo, mas sim, bebendo, sorvendo, seus momentos de glória.

Jamais se ouvirá alguém dizer estar empanturrado, mas sempre, bêbado, de tanta felicidade!

É que por alguma maneira, saciou sua sede.

Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em 70 jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior. Contatos com autor ajrs010@gmail.com. Esperamos vocês.