Civita, 'La città che muore'

Esther Ribeiro Gomes

Civita, cidadezinha (paese) medieval, fundada pelo povo ‘etrusco’,

fica no alto de uma montanha, tendo a seus pés, a linda cidade de Bagnoregio.

Para chegar lá, sobe-se por uma charmosa ponte estreita e após se maravilhar com suas inúmeras belezas históricas, pode-se dormir

entre as nuvens, sonhando com os anjos...

Parece que lá o tempo parou, é um lugar surreal e encantador!

Civita está localizada num terreno ardiloso e vem sofrendo com a ação do tempo.

Dizem que um dia irá acabar, daí o nome ‘La città che muore’,

(a cidade que morre).

Os velhinhos que moram lá há muitos anos (muitos nasceram lá), não querem deixar o lugar de jeito nenhum, dizem que só sairão no caixão...

Civita nos oferece um espetáculo incomparável, com suas casinhas medievais e balcões repletos de flores.

Ficamos uma semana em Bagnoregio, hospedados na casa de uma prima do meu marido.

Quando lá chegamos, estavam organizando uma procissão para levar a Madona Peregrina até a igrejinha de Civita.

Participei de todos os preparativos, ajudando a enfeitar a igreja com muitas flores e colocando bandeirinhas coloridas em todo o trajeto, de Bagnoregio até Civita, inclusive na ponte que liga as duas cidades.

Finalmente, à noitinha, saímos em procissão com velas nas mãos, levando a santa em seu andor pelas ruazinhas da cidade e subindo a ponte toda iluminada pela luz das velas. Um espetáculo inesquecível!

Essas doces lembranças enternecem meu coração...

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 09/11/2010
Reeditado em 12/11/2010
Código do texto: T2605827