20. Vou ao coliseu

Acabei de descer na Piazza de Venezia da ligação do Hotel e vim logo à La Feltrinelli como prometi a mim mesmo ontem. São dez horas da manhã, que fazer até à hora do comboio partir? O dia de hoje está igual ao de hoje pela mesma hora de ontem e o de ontem igual pela mesma hora ao dia de anteontem.

Já tomei café, vou de seguida ao coliseu. Não sei se irei gostar de ver aqueles pedregulhos medonhos por dentro.

Não, não vou voltar ao Vaticano, já chega, estive lá ontem e a tarde de anteontem, é muito Vaticano para mim, nem vou de novo à fontana di Trevi, está decidido vou ao coliseu. E depois? Logo se vê.

Parece que a Biblioteca Nazionale de Roma é perto da estação Roma - Termini. Se vier a calhar, dou lá um pulo e fico por lá até à hora do comboio. Assim, depois do Coliseu, vou direito à biblioteca, mas antes paro na estação para ver onde é o cais de partida. Comer? Talvez na biblioteca, devem ter lá um restaurante, ou então na estação. Vi que tinha vários no dia que cheguei a Roma.

Onde fica a biblioteca? Perguntei a um caixa da La Feltrinelli. Disse algo em italiano que não percebi e não me quis dizer em outra língua: estamos em Itália falo italiano.

Obrigado. Procurei uma empregada:

Via di Castro Pretório. Mas a Biblioteca Nazionale está fechada ao sábado.

Obrigado.

Acabei por não ir a um nem a outro lado.

Mário Moura

Roma, 10 de Julho de 2010

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 11/11/2010
Código do texto: T2609694
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.