O reino, do lado de fora

O céu passou por mim. atravessou-me.

Ao fim do dia, busquei o Sagrado.

Foi assim que comecei a meditar, ao entrar na casa de Deus. Confesso, quase cheguei tarde. Hora da penitência, fui adentrando, em pecado. Meus olhos empoeirados enxergaram coisas, cores, pessoas, com surpresa e reservas. Por um lapso, percebi o quanto exerci de posição julgadora, em fração de segundos, ao julgar as coisas circunstanciais da vida, do altar, objetos ao redor, pessoas, expressões. Percebi-me, então, de estatura ínfima. Fui com a alma sedenta. Antes, porém, precisei pedir coragem para reconhecê-la pobre, fraca, errante e pedinte.

Essas foram as primeiras reflexões, regadas da extrema misericórdia de Deus e a cada sentimento, sensação, pensamento, gotas de cura interior foram impregnando as entranhas de meu ser. O Sagrado que busquei, começava a me atravessar.

Momento de sentidos atentos, a procura de silêncio. O reino é anunciado. Neste tempo, no "agora'. JESUS. O reino é Jesus.

A Palavra é proclamada. Mensagem aos apóstolos, que desejavam saber "onde está?", "onde encontrar?", o reino. Não é um lugar aqui ou ali, mas está entre nós. Os apóstolos de hoje aindam perguntam, como eu, a todo instante, "onde está?", nesse mundo que perdeu a paz, que se perdeu do reino e de si mesmo. E Jesus ainda responde: "está entre vós".

Aqui, do lado de dentro do templo, sinto-me pessoa incluída no reino. Sinto-me em paz, a paz de Jesus que nos é dada. Assim nos preparamos para comungarmos da mesma fé, do mesmo alimento. Um só corpo e uma só alma. Mas lá fora... meu Deus, lá fora... que alma pequena é a minha, de visão turva e coração apertado, minha curta percepção, do lado de fora.

A consagração, corpo e sangue de Jesus. Mística de tal profundidade, que, estonteante, procuro experimentar, pela razão, o milagre maior da vida. Mas, se é mística, só a entrega pode me fazer saborear o alimento do céu. Esse céu que me atravessa todos os dias, anunciando-me o reino.

Sim, ao fim do dia, busquei o Sagrado. E o encontrei do lado de dentro, me esperando.

Do lado de fora, Ele também está me buscando, para anunciar-me o reino, que está entre nós. Que bom, Ele não desistiu de mim!

Como alguns apóstolos de nossos tempos, quero buscá-lo, amá-lo e anunciá-lo, dizendo:

"Meu Deus amado, meu Jesus sacramentado".

espuletah
Enviado por espuletah em 12/11/2010
Reeditado em 12/11/2010
Código do texto: T2610632
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.