VOCÊ FARIA OUTRA VEZ?

Você conhece alguém que não mata nem barata? O Túlio é assim. Nem mesmo para fazer média com a namorada que sobe na cadeira e dá escândalo por causa de um inseto desse tamanhozinho, ele não se faz de herói . Caso não apareça um cavalheiro que venha salvar a pátria o máximo que ele faz é espantá-la, matar jamais. Por incrível que pareça Túlio quando criança matava passarinho de baladeira. Se você não sabe o que baladeira é a mesma coisa que atiradeira ou estilingue.

Tem coisas que a gente fez em algum tempo e que jamais faria novamente. Por outro lado, tem gente que não se arrepende de nada que fez, enquanto têm outras que prefere se arrepender por algo que fez do que por algo que deixou de fazer.

Na verdade “não adianta chorar o leite derramado”, mas o melhor de tudo é que a gente aprende com os erros e pode mudar de comportamento assim como o Túlio. Aliás, o melhor mesmo é a gente aprender com os erros dos outros. É menos doloroso.

Assim, é de bom tom, sempre dá uma paradinha e olhar o passado para saber se a gente faria tudo outra vez. Parece que estou até dando conselho e conselho a gente dá de graça para quem pede e para quem não pede a gente não deixe nem na prateleira com preço para venda. Existe um adágio popular que diz “Se conselho fosse coisa muito boa não se dava, se vendia”. Pelo sim, pelo não é melhor segui-lo.

Mas, se eu pudesse voltar novamente no tempo eu repetiria muitas coisas que fiz no passado e faria outras que não fiz. Por exemplo, eu seria mais aventureira e procuraria me divertir paralelamente em relação ao estudo e trabalho Só agora compreendi que o combustível da máquina humana é entretenimento, a diversão. Você pode estudar e se divertir. Trabalhar e passear paralelamente. Tudo é questão de cronometrar o tempo.

Se eu pudesse voltar a máquina do tempo deixaria de querer que os outros fossem pontuais como eu, imediatistas como eu e nem exigiria que as pessoas fossem o meu espelho o que me faria aceitá-las como são. Aliás, eu não sou perfeita e quem sabe os outros podem estar mais certo do que eu.

A vida é uma escola, a gente vai aprendendo as coisas ciclicamente. Vai acertando e vai errando, corrigindo e eliminando certas atitudes, jeito de fazer as coisas e de pensar sobre as pessoas. As coisas boas que fizemos e deram bons frutos a gente faz de novo, as que não deram certo são descartadas. Nunca, porém, se chega à perfeição porque cada dia que passa a gente tem consciência que Sócrates tinha razão ao afirmar; “Só sei que nada sei”.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 12/11/2010
Reeditado em 21/04/2020
Código do texto: T2610839
Classificação de conteúdo: seguro