BULLYING - Um mal que pode ser evitado pelos pais!

Bullying[1] é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma. (Fonte: Wikipedia).

O termo Bullying está na moda. Nos programas de TV, nos jornais, nas revistas, na internet e até nos bate-papos de pessoas com certo nivel cultural.

Lembro-me quando criança e na adolescência, de muitos fatos que hoje teriam tal conotação. Naquele tempo, em função da educação doméstica mais rígida e da escola estar mais presente na nossa vida, os fatos que vou narrar eram resolvidos pelos professores ou pelos pais, com castigos, suspensões, expulsões e, vez por outra, com puxões de orelha e bofetões, se o caso fosse repetitivo e/ou mais grave.

Passei minha infância em Poções e, por várias vezes fui vítima da fúria de colegas e amiguinhos que não suportavam a idéia de ter notas menores que as que eu conseguia na escola; outras vezes, em jogos e competições, quando raramente me destacava, principalmente em esportes coletivos.

Certa feita fui cercado pelo amigo e colega Fidelis porque vencemos a partida de hand-ball, em competição pública organizada pelas professoras do Grupo Escolar Alexandre Porfírio, onde estudávamos. Após a partida, vi-me cercado pelo colega que vinha em minha direção chorando e espumando de ódio por ter perdido o jogo, uma vez que ele atuava na equipe contrária. Antes de chegarmos às vias de fato ele foi contido pelos professores e em casa, levou umas palmadas do pai. Dias depois ficamos amigos novamente.

Apelidos pejorativos sempre me acompanharam desde a infância, em virtude da minha acentuada miopia. Nunca me zanguei com tais tratamentos, mas não gostava e sentia-me humilhado, principalmente perto de outros (as) coleguinhas. Esta é outra forma de Bullying, pois trata-se de algo repetitivo e que deixa a vítima em situação humilhante e de piegas de terceiros. Quando fui para o ginásio de Jequié, até o Padre Spinola chamava-me por apelido relacionado com a miopia. Era motivo de risos e muitas vezes senti raiva do Padre que tinha, entre outras manias, o hábito de utilizar-se de uma carabina para derrubar urubus com tiros certeiros, na presença da estudantada que vibrava com tais barbaridades. Confesso que até eu achava o máximo, pois não tínhamos muita noção de ecologia! Hoje ele poderia ser preso por crime ambiental!

Apesar desses fatos aqui narrados, sempre tive comportamento ético em relação aos meus amigos e colegas. Sempre procurei respeitar as deficiências físicas dos amigos e se os apelidava, o fazia por estar em volta da maioria que assim agia. Procurava evitar tais atitudes e era orientado por meus pais para não maltratar meus colegas. Minha mãe dizia sempre: - Olha meu filho, não faça com seu colega aquilo que você não gosta que façam com você. O defeito que ele tem não existe porque ele deseja. Daí porque, não o trate mal, pois não se deve humilhar a ninguém.

Pois é. O Bullying é algo perverso. Deve ser combatido, principalmente no ambiente doméstico e na escola. E quem não pratica ou não praticou o Bullyin ou mesmo quem foi vítima de perseguições, xingamentos e apelidos depreciativos, deve saber muito bem do que estou falando. Preste atenção no comportamento dos seus filhos, enquanto são pequenos. Trate de ajudá-los na formação do seu caráter que persistirá por toda a vida, tornando-os pessoas de bem ou não, bons ou maus. Não deixe seu filho humilhar os irmãos ou os amiguinhos. Faça-o ver que não se deve agir assim porque traz ou pode trazer ódio, vingança, complexos de inferioridade ou de superioridade! O Bullying é um problema que pode ser resolvido pelos pais e pelos professores, com carinho e através de conselhos.

Pare para pensar no mal que o Bullyingpode causar ao seu filho e faça a sua parte!

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 18/11/2010
Código do texto: T2622514
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.