Dia da Bandeira do Brasil - 19 de novembro
Na Bahia de outrora,no meu tempo de criança,hasteava-se a bandeira do Brasil.Ajudada pela brisa ela balouçava ao vento (balouçava,que palavra tão antiga!?) enchendo de fervor patriótico os estudantes enfileirados para saudá-la.Afinal,estávamos falando de um símbolo da pátria,a representação da Mãe Amada,o símbolo dos seus rios,mares,verdes e florestas,riquezas e das estrelas do nosso céu,entre elas,a constelação do Cruzeiro do Sul.
A frase “Ordem e Progresso”   do positivista Auguste Comte,pai da Sociologia,faixa esta que simboliza a paz,foi idéia do Benjamim Constant,positivista de carteirinha,como aliás,todos os membros da República.
As estrelas,hoje 27,representam os Estados e o Distrito Federal.A estrela solitária no alto do retângulo verde ,representa o Estado do Pará,pois  é o estado mais ao Norte.
Uma curiosidade que poucos sabem é que a posição dessas estrelas  reproduz o céu do Rio de Janeiro exatamente às 8.30 mts do dia 15 de novembro de 1889.
A Bandeira deve ser sempre hasteada no início da manhã e recolhida no fim da tarde;nunca deverá ficar hasteada á noite,a não ser que esteja muito iluminada.
Todos os prédios públicos devem exibi-la ,portentosa,no seu mastro;e,todos nós,os seus filhos,devem (ou deveriam)
 
 reverenciá-la nos nossos corações.
Viajando para o Exterior,sinto uma imensa sensação misto de orgulho,felicidade,segurança quando vejo exibida aos olhos do povo,bela e soberana,tremulando ao vento ,a nossa Bandeira,retrato do meu país.

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 19/11/2010
Reeditado em 19/11/2021
Código do texto: T2624510
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.