21. Viajar bem

Confesso que nunca gostei de viajar acompanhado, mas na segunda parte da minha vida sempre viajei acompanhado. Não há nada que se compare a viajar consigo próprio.

Fazes o que queres, vais para onde te der na real gana, as vezes que te apetecer, e sem teres de dar conta ou cavaco a quem quer que seja. Além do mais, é mais barato.

É esta a sensação que me deu hoje, dia 10 de Julho, em Roma, entre a Piazza di Venezia e o coliseu.

Apetece-te dançar? Danças. E dancei. No meu MP-4 tocava o ‘knock, knock on heaven’s door’ de Bob Dylan. Veio alguém dançar comigo, mais alguém, dali a nada, havia um grupo que dançava.

A ‘via dei Fori Imperiali’ cheia de turistas, de homens estátua, de gente vestida de soldado romano, de músicos, de carros de venda ambulante, de vendedores de leques, de guarda-sóis, tudo à caça de dinheiro.

O Coliseu está ali um pouco mais abaixo.

Tenho a camisa encharcada em suor.

Apetece-te cantar. Cantas. Cantei. E a malta que dançava comigo, cantou comigo.

Água? Quanto custa? Quatro euros. Muito caro. Prefiro morrer à sede do que ser roubado.

Apetece-te sentar? Sentas-te. Sentei-me. Sentei-me à sombra de uma oliveira gigante.

Apetece-te estirar na relva? Estiras-te. Estirei-me.

Apetece-te tirar um retrato? Tiras um retrato. Tirei um. Acho que fiquei bem.

O Coliseu está ali mesmo. Mas, antes, vou descansar.

Afinal, queres ir mesmo ver o coliseu? Não.

E não fui.

Mário Moura

Roma, 10 de Julho de 2010

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 19/11/2010
Código do texto: T2624945
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.