QUEM NUNCA ERROU

Ouvi, dias atrás, as críticas acerbas de certa pessoa contra outra e feitas com empáfia, como se quem censurava estivesse indene a erros nos caminhos da vida...

Depois de presenciar tal cena, fiquei a meditar sobre a postura que adotamos muitas vezes e, como estamos sujeitos a errar nas análises e julgamentos que fazemos...

Na ampulheta do tempo são incontáveis os registros de erros de julgamento e pareceres formulados por incontáveis personalidades.

Em 1737, Johan Adolf Sheibe, conhecido compositor e crítico de música alemão, afirmou: "As composições de Bach são desprovidas de beleza, harmonia e claridade melódica". Sheibe errou...

Palavras de Albrechtsber, professor de composição de Beethoven: "Beethoven nunca aprendeu nem aprenderá coisa alguma. Como compositor e um caso perdido". Albrechetsber errou...

Declaração feita em 1872 por Pierre Pochet, professor de fisiologia em Toulouse: "A teoria dos germes de Louis Pasteur é uma ficção ridícula". Pierre Pochet errou...

O grande Edouard Manet comentou com o também grande Claude Monet: "Esse rapaz Auguste Renoir não tem o menor talento. Diga a ele para desistir de pintar". Manet errou...

"O Raio X é uma mistificação". Frase dita em 1900 por Lord Kelvin, físico e presidente de British Royal Society Of Science. Lord Kelvin errou...

Henry Ford, quando seus primeiros carros foram fabricados, afirmou que jamais um carro atingiria velocidade superior a 60 quilômetros por hora. Henry Ford errou...

Em 1958, o astrônomo inglês Dr. Woolsey proclamou: "as viagens espaciais não têm nenhuma expectativa de sucesso. São uma completa bobagem". Woolsey errou...

"Até julho sai da moda". Frase da revista Variety, sobre o rock in roll em março de 1956. A revista Variety errou...

Em 1945, antes da bomba de Hiroshima, Vannevar Bush, um assessor presidencial, avisou: "A bomba nunca vai explodir, e estou falando na condição de um expert em explosivos". Bush errou, lamentavelmente...

Ken Olsen, fundador da Digital, em 1977 disse: "Não há motivo para alguém ter um computador em casa". Ken Olsen errou...

Thomaz Watson, presidente do Conselho de Administração da IBM, afirmou em 1943: "Acho que no mercado mundial há lugar talvez para cinco computadores". Watson errou...

A conclusão que se chega é: se tantas pessoas ilustres erraram em suas assertivas, será que nós não estamos errando em muitas das nossas firmes opiniões?

É simples falar, criticar, achar que tal coisa ou pessoa não tem valor, que não terá sucesso; que temos maiores condições de elaborar melhor projeto ou executar esta ou aquela tarefa; ter este ou aquele desempenho. Falar é fácil...

Um dos maiores sábios da antigüidade dizia: "Quanto mais aprendo, mais reconheço que nada sei".

Quem pode se considerar livre de erros, de qualquer tipo, vida afora?

Existirá alguém tão perfeito a ponto de jamais incidir em erros?...

É por isso que Nahum Manela afirma: "Toda verdade tem três faces: uma, a verdade como você a vê; outra, como eu a vejo; e a terceira, a verdadeira".

Disse Chesterton: "Levei a vida inteira para descobrir que os outros têm suas razões".

A prudência de Abraham Lincon concluía: "Quando me preparo para discutir com um homem, passo um terço do tempo pensando em mim, no que vou dizer, e dois terços pensando nele e no que vai dizer".

E o Mestre dos Mestres, frente a apedrejamentos e acusações tendenciosas, sentenciava: "Quem estiver sem pecado, isto é, isento de erros, que atire a primeira pedra...".

PEDRO CAMPOS
Enviado por PEDRO CAMPOS em 22/11/2010
Reeditado em 16/10/2012
Código do texto: T2629866
Classificação de conteúdo: seguro