A hipermealização das cidades

As grandes cidades brasileiras sofrem com a hipermealização, consequência de muito asfalto e muitas construções, o que impedem as águas das chuvas de se infiltrarem na terra. E com as redes pluviais insuficientes e inadequadas o problema se agrava em época de muita chuva.

Algumas cidades devido a uma topografia plana, os problemas são maiores. Dentre estas cidades, estão São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia. Em Goiânia quando chove muito, algumas ruas ficam intransitáveis e alguns setores próximos a córregos ficam alagados.

Segundo uma empresa de Saneamento de Goiás, as redes pluviais além de serem antigas são estreitas e insuficientes, ainda faltam bocas de lobos; há muito asfalto sem rede pluvial; e ainda há o problema do lixo jogado pela população.

Em São Paulo, 4ª cidade maior do mundo, a situação é mais complicada ainda. Quando chove muito a cidade fica quase toda alagada, aumentando os engarrafamentos. A última chuvarada foi um deus nos acuda, com muitos desabrigados. O rio Tietê e o Pinheiro que estão assoreados e cheios de lixo não conseguem escoar as águas das chuvas.

Mas há solução para os problemas dessas cidades. Os governos municipais precisam investir em redes pluviais, canalizarem e desassorearem os rios; criarem parques e praças para as águas infiltrarem na terra, e ainda educar a população para não jogar o lixo nas ruas.

(publicado no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em (20-05-2009)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 23/11/2010
Reeditado em 23/11/2010
Código do texto: T2631899
Classificação de conteúdo: seguro