HOMEM OU FERA, EIS A QUESTÃO.

Chagaspires

Desde os primórdios do mundo o homem sempre se preocupou com a segurança de seus bens, de sua família e de seus empregados.

No tempo das cavernas ele procurou morar em uma toca onde só houvesse uma entrada e consequentemente uma saída, tendo o cuidado de colocar uma pessoa de vigia para controlar as entradas e saídas não permitidas.

Com a descoberta de novas tecnologias o homem passou a viver em castelos onde as cidades eram circundadas por altos muros e um fosso cheio de água também circundava as edificações onde eram colocados jacarés ou mesmo piranhas para dificultar as entradas de inimigos.

Com o aparecimento da roda foi criado uma engenhoca chamada ponte elevadiça a qual durante o dia estava estendida sobre o fosso para facilitar a entrada e saída dos moradores e a noite era içada por correntes que se enrolavam em uma roldana, fechando assim a porta da cidade.

Já naquela época os sinos foram usados pelos estrategistas como alarmes para avisar a entrada de intrusos por locais imprevisíveis.

Nos tempos atuais com a tecnologia moderna da era da computação, podemos encontrar várias maneiras de controlar nossa segurança e de nossas propriedades com precisão e competência.

Além dos serviços de segurança pública de obrigação do Estado, como policiamento executado pelas polícias tanto Federal como estadual e a guarda municipal e Forças armadas; podemos contar com a segurança privada que a cada dia cresce e usa as tecnologias mais avançadas em prol da segurança do cidadão.

Portas detectoras de metais, circuitos fechados de televisão, alarmes monitorados, alarmes de presença, alarmes de ruídos, sons insuportáveis aos ouvidos humanos.

Cães farejadores de drogas, aparelhos de Raios X, vigilantes formados nas escolas autorizadas pela Polícia Federal, órgão que controla as ações das empresas prestadoras de serviço e das que possuem segurança orgânica. Ou ainda vigilância constante através de computadores e satélites, toda uma gama de técnicas ao alcance daqueles que podem pagar por uma suposta segurança.

O que se percebe é que quanto mais avança a tecnologia nesse sentido mais cresce a insegurança em todo mundo.

Até aonde conseguiremos conter as investidas daqueles considerados controladores de seus instintos, pois os irracionais só procuram matar para saciar a fome cumprindo uma norma da própria natureza que é a cadeia alimentar.

O ser humano é o único animal que mata por crueldade, vingança, ganância e não para sobreviver.

Homem, animal racional ou fera?

Usa o instinto para satisfazer suas vontades bestiais.

Será que progredimos ou estamos voltando à era da pedra lascada?

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 23/11/2010
Código do texto: T2633157
Classificação de conteúdo: seguro