NA MANGA... UMA CARTA BRANCA!

Na manga... Uma carta branca!

A vida é um passar o tempo jogando cartas, sempre buscando o momento singular, que não existe.

E isto fica muito claro a partir do momento que reconhecemos que sempre existem os de antes e os depois dele, fazendo assim com que na verdade, ele seja só o vértice de dois caminhos. E como no jogo de cartas, um que leva a ele e o outro que leva dele. Portanto, o tão chamado momento singular, tem como todos os caminhos, os dois lados. O que chega e depois o que vai.

Partindo-se deste princípio os discursos que sempre encontram um momento singular, deveriam ser modificados para chegarmos a ele e depois sairmos. Aliás, o tal deste momento é como tudo na vida, e até mesmo o próprio nascimento, que segundo todos dizem, é um dos singulares. Mas devemos reconhecer que até mesmo a vida, depende do antes e depois dele.

Na vida recebemos sempre cartas com que dizem precisamos saber jogar, e até nos ensinam alguns blefes, que devemos usar os ases e os coringas a nosso bel prazer e na hora certa.

Mas uma vez ganhei um baralho só de cartas brancas, sem os naipes pretos da tristeza e nem os vermelhos da raiva. Sem ases nem coringas. E aprendi que com elas, é muito mais fácil jogar, sem perder ou ganhar. Se a vida depende do antes e depois de um momento singular, deveríamos aprender também a jogar sem blefes, e seria bem mais fácil, principalmente se tivéssemos sempre na manga... Uma carta branca!

E nós estamos chegando perto dos cem parceiros semanais. Se juntam aos demais amigos, o Jornal do Sudoeste de Brumado-BA, O Farol de São Miguel do Iguaçu-PR, Hoje Centro Sul de Irati-PR, Dia a Dia News de Jaciara–MT, Show Riso de Campo Mourão-PR, Sudeste Hoje de Gurupi–TO, Correio de Araxá de Araxá-MG, Canal da Comunicação em Imperatriz-MA, Fala Barreiras de Barreiras-BA, O Regional Sul de Armazém-SC, além de outros que semana que vem, contamos prá vocês. Sejam todos bem vindos e obrigado pelo carinho.

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em mais de oitenta jornais impressos e eletrônicos no Brasil e Exterior.