ROLETA RUSSA

1) Os fatos reais:

07/06/2008 - em Sorocoba/SP, um jovem de 19 anos atirou num adolescente de 17, matando-o, após quatro rodadas de roleta russa.

22/11/2008 - em Salvador/BA, um menino de 14 anos foi morto pelo cunhado, com um tiro, durante uma brincadeira de roleta-russa.

09/12/2008 - em Itaocara/RJ, um jovem de 19 anos se matou com um tiro na cabeça ao jogar roleta russa, num bar, com amigos.

17/09/2009 - em Campo Largo/PR, um tiro na testa, disparado pelo namorado, tirou a vida de uma adolescente de 15 anos. Segundo a polícia eles estariam brincando de roleta-russa, porque só tinha uma bala na arma, ninguém ouviu briga e o tiro foi bem no meio da testa.

2) Os filmes:

O jogo da roleta russa aparece em muitos filmes. Já em 1955, o filme sueco de Ingmar Bergman, Sommarnattens Leed (Sorrisos de uma noite de amor) do gênero comédia (pasmem), apresenta uma cena de roleta russa. The Deer Hunter (O Franco Atirador) de Michael Camino, em 1978, mostra cenas realísticas, onde os vietcongs forçam os prisioneiros norte-americanos a jogarem roleta russa e fazem apostas. One Eight Seven (também conhecido como 187) dirigido por Kevin Reynolds, em 1997, mostra uma cena em que o personagem principal exclama: "Eu poderia muito bem fazer um, oito, sete em mim". Toma o revólver e atira na própria cabeça.

3) A brincadeira:

Roleta Russa: Sátira animada da brincadeira Roleta Russa. Não tentem fazer isso em casa!! A animação ficou entre um dos finalistas da edição de 2000 ANIMA MUNDI WEB. Esse vídeo está num site da Internet, classificado na categoria de "entretenimentos"!

Fiquei pasma! NÃO TENTEM FAZER ISSO EM CASA! Esta frase sim é satírica, para não dizer satânica. É a mesma idiotice do "Beba com moderação", que aparece após uma bela propaganda de cerveja. Jovem gosta de adrenalina. Jovem gosta do perigo das emoções fortes. Jovem gosta de copiar seus ídolos do cinema. Mas o jovem, muitas vezes, não distingue o real do imaginário. O que, para um adulto pode ser um ato de horror, na visão do jovem pode ser um ato de coragem. Não estou generalizando. Estou, sim, querendo dizer que certos jovens, imaturamente, seguem exemplos nocivos, sem ter a noção real do perigo.

Roleta russa é um jogo de azar, onde os participantes colocam apenas uma bala no revólver. O tambor é girado e fechado, de modo que a localização da bala é desconhecida. Os participantes apontam a arma para suas cabeças e atiram, correndo o risco da provável morte caso a bala esteja na câmara engatilhada. Num revólver de seis tiros, a chance é de 1 em 6 (ou 17%) de o revólver disparar a bala.

Não sei se a arte imita a vida ou se a vida imita a arte. O que eu sei é que muitas tragédias da vida real parecem ser copiadas dos filmes. Principalmente os norte-americanos. Que me perdoe o amigo Dante Marcucci, mas não é por ser anti-norte-americana declarada que estou dizendo isto. Desde meus tempos de infância, naqueles filmes de farowest, passando depois pelos "Rambos", que os "gringos" vêm dando exemplos de violência e brutalidade. Não é a toa que os noticiários seguidamente mostram jovens estadunidenses entrando numa escola e matando colegas e professores.

Muita gente pode discordar de mim, achando que TV e cinema não tem nada a ver com os fatos da vida. Mas eu acredito, sim, que eles influenciam, deformando as cabeças das crianças e jovens em formação.

Giustina
Enviado por Giustina em 25/11/2010
Reeditado em 20/02/2014
Código do texto: T2636359
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.