Rio de Janeiro pede socorro!

Esther Ribeiro Gomes

Meu Deus, o que está acontecendo com a linda cidade do Rio de Janeiro?!

Rio, teus poetas imortais devem estar chorando lá no céu...

Vinicius e Tom Jobim, cariocas, Drummond e Caymmi, um mineiro e outro baiano que te amaram tanto, devem estar entristecidos ao verem a cidade maravilhosa dos tempos inesquecíveis da bossa-nova, dos passeios românticos à beira-mar, das belas praias que os inspiraram, hoje ser palco dessa guerra civil urbana!

Como as coisas puderam chegar a esse ponto?!

Violência crescente, mortes banalizadas, medo generalizado, obrigando o povo a conviver com balas perdidas e a arrogância dos traficantes a lhes impor horário de recolher e lei do silêncio?!

Pessoas honestas e trabalhadoras tendo que conviver nas favelas com os bandidos da pior espécie?!

Cidadãos dignos tendo que viver com medo?!

Hoje, estarrecida, assisti pela TV os bandidos fugindo da ocupação do morro pela polícia, exibindo ostensivamente suas armas de última geração (compradas com o dinheiro do tráfico), numa atitude desafiadora e arrogante!

Não dá mais para aguentar essa situação, isso não é vida!

Se for preciso, coloquem o exército permanentemente nas ruas, mostrem aos bandidos que eles não podem espalhar o caos e o medo por toda a cidade, tomem atitudes drásticas, mas mostrem a esses marginais quem é que manda, antes que eles destruam a mais linda cidade do mundo!

Pelo amor de Deus, acabem com o sofrimento dos nossos irmãos cariocas, não dá para viver sem paz!

Queremos voltar a ver aquele Rio de antigamente, aquele Rio que provocou a admiração de um comandante de navio italiano, ao exclamar quando o navio lá atracou:

- Eis a mais bela cidade do mundo e digo isso com convicção, pois já percorri este mundo afora e conheço os lugares mais lindos do planeta!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 26/11/2010
Reeditado em 27/11/2010
Código do texto: T2637371