Rezas em conflito!

O corpo já nem tão leve, as pernas pesadas, por causa da labuta, caminham em direção ao leito, ávidos pelo descanso merecido. Já não importa se o lençol apresenta puídos pelo tempo, nem se a fronha não mais exala o perfume floral. Se faz tarde, é hora do descanso! Descansar sem antes relaxar, impossível. Impossível tambem, relaxar, se os acontecimentos do dia pululam a mente. Que fazer?

Orar. Agradecer à Deus, antes de mais nada, pela caminha aconchegante. Agradecer pelo alimento, agradecer pela saúde, agradecer pelos filhos alí no quarto contíguo, e se inicia então a luta entre a razão e a devoção.

Quem mais deverá estar rezando nesse momento? Agradecendo? O pai que perdeu a filha de 14 anos, por uma bala perdida, deverá estar agradecendo? As pessoas que tiveram suas casas invadidas por bandidos covardes e fujões, estariam agradecendo? Agradecidas estão aquelas que fecharam seus comércios, por medo dos ataques? Ou acendedo velas por ação de graça, aquelas que perderam seus automóveis, ainda por pagar, em atentados terroristas? Sim, estão agradecendo, por estarem vivas. Vivas?

PAi Nosso, obrigada pela minha caminha. Que ato de egoísmo profundo. A minha caminha!

Cama igual que neste momento mães de policiais e de traficantes não dividem. Ambas, rezam por seus filhos.Se puídos estão meus lençóis, puídos tambem estão os corações cariocas. Se o floral não exala mais de minha fronha, estará exalando em profusão nas capelas abarrotadas.

PAi Nosso, creio em ti. Senhor cristão de todos nós. Nós quem? Devo pedir? Devo espantar meu sono, e orar? A que Deus? Ao que tudo permite, para que cresçamos? MAs, se todos os Deuses nos permitem que guerreemos, que nos matemos, que acabemos com nossa propria raça, rezarei à quem?

PAi deles, Meu Pai, ajoelhar, não posso mais.E essa cama está tão boa! Logo o dia vai raiar, e filhos acordados, controle impossível.

Ave MAria! Aff! Quantas MArias oram nesse momento! VAzias de graças, cheias e cansadas de desgraças.Olhe, Mãe, por elas.

E eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente no lugar onde nasci. Preciso ir ao mercado amanhã1

Santo anjo do senhor, meu zeloso guardador, o senhor pode ir pra mim?

Tenho função na Nzo. Será que tacariam fogo num caracol turbinado? PAi de Santo é zelador.Perdoará minha falta.

Eita soninho! MAs, preciso rezar, ou seria orar? Conversar com Deus, dialogar. Ele sabe, que há muito não rascunho uma cronica. Amigos sentem falta. Amigos entendem. Não cobram.Ainda bem que não são cobradores, senão estariam em onibus possíveis de serem queimados.Tá difícil rezar!

Senhor, fazei de mim um intrumento de vossa paz! Peciso copar um frango, á Oxalá, ele acalmará minha aflição. Epa epa Babá! Epáaaaa!

Porta se abre, filhota aconchega-se ao meu lado.

Mãe, já tá dormindo?

E o silencio dá início ao meu sono!