SÉRIE LEITURAS IMPECÁVEIS. Pra duer nos oios

SÉRIE LEITURAS IMPECÁVEIS.

Pra duer nos oios.

(*) Texto de Aparecido Raimundo de Souza.

A jovem beldade para na frente da porta do prédio onde funciona uma escola de ensino de línguas e se dirige ao segurança:

- Bom dia. O senhor poderia me dar uma informação? O período pra mim me matricular ai nas aulas de ingreis, como diz naquela praca ali já se inspirou?

- Olha senhorita, acho que ainda não. Faz o seguinte: vai até o final do corredor, na secretaria e fala com as moças do balcão. Procura pela Pafúncia ou dona Elza.

- Obrigada.

A coisinha linda entra, toda “não me toque”, o que faz o cidadão sair da sua postura séria e endereçar uma olhadela comprida e pra lá de escancarada em cima do traseiro dela.

- Que abundancia de retaguarda!

De repente aquela coisa fofa vinda do outro mundo some da visão dele ao se deparar com o local indicado:

- Bom dia. Quero falar com a Pafúncia ou com a dona Elza.

- Dona Elza sou eu. Pafúncia está na sala de aula. É só com ela ou eu posso ajudar?

- O fardado que fica ali na recepção me mandou procurar uma de vocês duas. É sobre os curso.

- Pois não?

- O prazo pra mim me matricular no cursinho de “ingreis” já se inspirou?

- Você recebeu uma correspondência nossa em sua casa?

- Não.

- E-mail?

- Infelizmente isso aí é um dos meus pobremas que eu reputo de muita gravidez. Não tenho computador!

- Tudo bem. E como ficou sabendo da nossa escola?

- Simples. Ia passando e vi o letreiro anunciando com letras garrafudas. Resolvi chegar.

- Evidentemente tem interesse em fazer um dos nossos, acertei?

- Na mosca. Isto é, se der tempo... Eu luto pra atingir meus obstáculos.

- Hoje em dia precisamos mesmo. “Não há vitoria sem pelejo”.

- Pois então, dona Elza. Ainda tem tempo pra mim me matricular ou cheguei atrasada?

- Vamos dar um jeito nisso agora. Me empresta a sua indentidade e o CPF.

A fofura abre a bolsa e retira os documentos solicitados.

- Aqui.

- Aproveita e me fala seu nome e qual seu endereço de residência?

- Álrea. Rua das Pulgas Pulantes nº 12 Bairro dos Cachorros.

- Álrea ou Áurea?

- Álrea.

- Com l ou com u?

-Acho que com u... Álrea!

OK.

- Você não tem e-mail, né?

- E-mail eu tenho. O que me falta é um norte book.

- E como faz para acessar seus recados?

- Eu vou na lã. Perto de casa tem uma e eu geraldamente alugo uma hora.

- Ah!

- As mudanças pra mim, dona Elza ocorrem devagarosamente...

-... Sei como é. Comigo também é assim, Áurea. A passo de Tartaruga. Concordo com você em nome, número e igual. Deixa eu te perguntar: temos ingrês, Frances e alemão. Pretende ingressar em que língua?

- Se puder, no ingreis. Amo de paixão.

- Básico ou avançado?

- Qual que a turma por aqui mais cai matano?

- No básico.

- E o que é o básico?

- Você aprende as palavras mais usada na ingraterra. Você faiz uma espécie de equilibração da língua. Entendeu?

- Sim. Parece ser irrado.

- Como?

- Irrado, tipo assim legal.

- Ah, entendi.

- Desculpe, posso fazer uma perguntinha?

- Até duas.

- E se for três?

- Modo de falar. Vá em frente.

- É ilusão de idiótica minha ou aquela senhora que atravessou, agora, ali atrás da senhora, é a Cafusa?

- Ela mesma.

- Uau!

- Por quê? Conhece?

- De vista. O que ela faz aqui?

- Tia Cafusa é um amor. Cafusinha, como carinhosamente a gente chama ela pelo apelido. Serve café, água, lava banheiro, joga o lixo fora... Pau pra toda cobra.

Risos

- Legal. Nossa, acho que ela não me viu mesmo, apesar de ter fichado meus olhos nos dela.

- Você é amiga da Cafusinha?

- Somo quase vizinhas. É que a gente moramos na mesma rua. Nossa, ela é muito hospitalar. Quando vou na casa dela papear só falta me carregar no colo.

- Quer que eu chame ela pra falar com você?

- Não, que isso!

- Olha só. Bota as mãos pro céu. Você deu sorte. Ainda tem uma vaga. Vou te matricular no ingrês básico.

- Fico “cum” essa vaga. Papai, vive buzinando nos meus ouvidos, a toda hora, para não parar de estudar.

- Ele ta certo. O maior matrimônio que a gente pode ter é a cultura.

- Ainda pretendo ter um futuro abastardo.

- Com certeza. No final do nosso curso, e com nosso método de ensino rápido e prático, você terá um amanhã realmente bem promissório. Vai saber falar e escrever o ingrês como ninguém.

- Minha idéia é ir pra fora.

- Londris?

- Sim. Conhecer lugares como o Bing Bem, Trafegar Square, Soro, Front, Praça do Circo Picadinho... Nossa! Só de pensar me arrupio, sem contar que a minha naftalina sobe pra cima, chega a mil.

- E isso é só o começo, amiga Áurea, só o começo. Seja bem vinda. Agora é fazer o pagamento da mensalidade e pronto. Sua primeira aula começa iniciando amanhã.

(*) Aparecido Raimundo de Souza, 57 anos é jornalista.

Aparecidoescritor
Enviado por Aparecidoescritor em 28/11/2010
Reeditado em 26/10/2015
Código do texto: T2641786
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.