O RIO CONTRA O CRIME (?!) ...

Acordei cedo, como de costume... Fui à feira livre num dos bairros da cidade, resolvi o que teria que resolver e, voltei...

Navegamos na internet, li sobre o avanço das forças militares no complexo de favelas “do alemão”... Conferimos a quantidade de leituras, alguns comentários, etc (no RECANTO DAS LETRAS)...

Na tevê o horário de esportes, era também de notícias sobre o avanço das forças policiais que, agora unidas, colocaram traficantes pra correr... Foi o que a tevê fazia o telespectador crer...

E, pensamos... Será que estarão consolidando a idéia segundo a qual, basta medir forças que a gente resolve a questão social (no local, na região, no país????????????)...

Algum leitor (ou leitora) empolgado com as notícias poderia pensar (...) QUAL SERÁ A DESSE CARA, se está sempre aproveitando oportunidades pra alguma crítica????????????

A questão parece simples e, realmente tem a ver com decisão política (também)... MAS, a origem do problema está exatamente na herança cultural (maldita), segundo a qual, a gente deixa de se meter, as decisões vêem de cima pra baixo e, se houver algum problema a gente denuncia...

CONCORDO que diante de problemas a gente denuncia, SIM... MAS, antes de problemas, é possível fecharmos brechas pra evitá–los... Em sua maioria, os problemas tem origem no coração das pessoas...

Quer um exemplo de como viramos especialistas em resolver problemas (quando acontecem????????????):

Por exemplo:

Suaves prestações, sem entrada, sem juros, sem correção, sem consulta ao CERASA ou SPC...

RESULTADO: NOVE em cada DEZ brasileiros, viciados em compras além do limite adequado pra endividamento... Empréstimos pra pagar contas e limpar o nome...

PIOR: Gente sem gostar da brincadeiras de colecionar dinheiro, guardando–o pra despesas eventuais (se necessário)...

TODOS, problemas fruto da insensatez humana de não fazer o que se pensa e de ir na onda de algum comercial segundo o qual, você precisa, tem direito, etc... Quando a gente compra e não consegue pagar, vão atrás da gente...

SEMPRE que, encontramos alguém que detesta compras a crédito, cartão de crédito, etc... Achamos que seria alguém do outro mundo... PORQUE, já que não conseguimos juntar o dinheiro, a gente compra fiado e, pelo menos tem alguma coisa - Meu avô já dizia que a medida do TER nunca enche...

BEM: Sobre o tema da mensagem em si... Entendemos que a solução definitiva do problema, não seria polícia x bandidos... Como dizem na tevê...

A solução pra uma sociedade melhor, será cultivarmos uma população liberta de drogas e, de qualquer coisa que vicia o cidadão, transformando sua vida num inferno...

Em meu achômetro, a própria sociedade cultiva a cultura consumista que a mantém maravilhosamente escrava de quem fabrica alguma coisa visando angariar dividendos capitalistas...

Será que não estaria na cara que, o comércio (indústria e comércio) escraviza o cidadão, quando cria nele necessidades de consumir????????????

Um carro em bom estado, não mais interessa porque, a pessoa já compra de olho no próximo lançamento... Inclusive, quando se compra um carro usado, se negocia com base em ser um modelo do ano tal, lançado no mês tal... Bem semelhante ao modelo tal, que teria sido lançado no início do ano seguinte...

Outros incautos, não podendo comprar um carro em intermináveis prestações, compram uma moto; Quem não pode comprar uma moto, compra uma bicicleta e, quem não pode comprar uma bicicleta faz ao menos uma assinatura de alguma revista sobre automóveis, ficando de queixo caído com os lançamentos (de automóveis) que não pode comprar...

Nenhuma propaganda diz que, quando você compra um carro terá (também) despesas com manutenção do mesmo e, quando roda, consome combustíveis, etc... Por isso, muitas vezes, manter o carro fica mais caro que a família...

Algumas vezes temos publicado textos sobre a religião saudável, contrária às práticas onde se fala mais no poder de DEUS pra fazer frente a Sananás; Evitando falar que, conforme a BÍBLIA que um DEUS de amor e misericórdia capacita qualquer pessoa que se deixe conduzir por ELE, de forma livre e soberana... Além de que, DEUS não faz acepção de pessoas... Já pude observar que, algumas igrejas são tão chiques que, a gente pensa que cobrariam ingresso...

DEUS, conforme a BÍBLIA, pode fazer com que, a gente viva realizado, apesar de muitos desejos ou sonhos ainda não realizados... Pelo menos, é possível ser cristão e continuar sem carro, sem casa própria, sem viagens de férias, etc...

Infelizmente, SE água da Rio jordão, sal grosso, rosa ungida, sessão de descarrego, cura e libertação, etc... resolvessem, o país estaria em boas mãos...

Afinal, o mesmo JESUS que declara que devemos dar de graça, porque de graça recebemos de DEUS (Mateus 10:8)...

É o mesmo JESUS que se entregou por mim, por você e por todo aquele que NELE crer... Pra que a sociedade não adote o padrão que adota...

Portanto, não teremos paz e sossego com um policial por perto pra garantir a situação, mas quando não tivermos uma sociedade com tanta dependencia (como temos)...

O lugar contra o crime, RESOLVERÁ quando cada cidadão tiver consciência que, viver é mais que adotar modismos, drogas, prostituição, consumismo, etc...

O MESMO RIO QUE HOJE ESTÁ CONTRA O CRIME, É O MESMO RIO QUE DAQUI A ALGUNS DIAS ESTARÁ QUEIMANDO FOGOS PELA PASSAGEM DE ANO OU DESCENDO O MORRO PRA SAMBAR NA AVENIDA E FAZER O MAIOR CARNAVAL DO MUNDO...

Não somos contra carnavais nem contra canaviais... MAS, é o carnaval do RIO que leva o nordestino a fazer o seu carnaval fora de época, contratando trios e cantores que chegam em seus carrões possantes, deixando a entender que a felicidade seria apenas aquilo, enquanto vendedores de pirataria vão pra rua vender CDs a preço de bananas, e o sujeito incomoda a vizinhança com um som bem alto, de letras horrorozas...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 28/11/2010
Reeditado em 28/11/2010
Código do texto: T2642138
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.