O SANGUE DOS CONDENADOS

O SANGUE DOS CONDENADOS

Um inferno tomou conta do presidio, uma nuvem negra envolveu todo o complexo jogando naquelas instalações o ódio, a dor e o sofrimento. Gritos de raiva, ira, rostos contorcidos pelo ódio e lamentos, dos horrores da dor que estamparam as faces pálidas daqueles que seriam sacrificados. Sim! Sacrificados em nome do nada, da desnecessidade de olhar para a claridade de poucos raios de sol que nas manhãs inundavam as celas da amargura de pessoas culpadas ou não, mais que pagavam por algum crime previsto em nosso Código Penal.

Não é fácil de se crer que reivindicações possam ser feitas por pessoas que decapitam seus próprios colegas de infortúnio, torturando-os e assassinando-os da forma mais brutal e primitiva. O que eles queriam provar com isso? Talvez quisessem mostrar à sociedade que se encontram onde deveriam estar e permanecer para sempre e assim dessa forma pudéssemos nos acreditar na teoria cética de Lombroso?

Como poderíamos sequer analisar um comportamento desses, que o mundo inteiro assistiu assustado e ter a certeza que existem pessoas encarceradas que não nutrem nenhum sentimento a não ser o ódio, de seres que se dizem humanos que são piores que qualquer uma outra fera selvagem. De seres que não merecem serem chamados de homens porque não tem alma ou a esqueceram no inferno de vidas passadas talvez piores que as atuais ? ou então são os verdadeiros demônios do apocalipse, já que o calor insuportável que faz no mundo faz-nos parecer que a terra está fervendo e de uma hora para outra vamos ouvir a explosão do planeta, até mesmo porque as ações sangrentas as quais assistimos nos envergonha de sermos chamados de homens e mulheres que semelhantes tem a estes que fazem jorrar o sangues de seus irmãos, parceiro e colegas de viagem nessa viagem curta pelo planeta insólito de cuja terra está manchada de sangue e se nega a dar frutos e arvores e novas vidas ante a ameaça do ódio que transcende o coração dos homens maus.

Eu falo da rebelião de presos no Maranhão e afirmo que isso não reflete a nossa sociedade nem a nossa vida politica e social. Nos estamos acima dessas fatalidades que nenhuma sociedade está isenta de ter tais acontecimentos e, muito pelo contrario a vida de nosso povo segue em ritmo normal pois nenhum Governo pode impedir que feras aprisionadas se voltem contra seus semelhantes em atitudes anormais ou então seriamos capazes de mudar a índole humana ao ponto de tornar tigres em alegres gatinhos de convívio domestico? Obviamente que não! Mais a competência de Governar da Governadora reeleita Roseana Saney é inquestionável, a partir de seu retorno e reeleição não só venceu com odos os méritos como se posicionou de verdade a fazer o próximo Prefeito da Capital maranhense nas eleições de 2012. Eu acredito que os próximos presídios em construção no Estado virão a resolver em parte o problema prisional no Estado, pois as novas instituições dará condição de triagem a presos de todas as categorias e mesmo sendo impossível se manter a paz nesses nosocômios poder-se-á contemporizar e garantir dias melhores até mesmo para aqueles que deliberadamente perderam as suas liberdades e que não voltemos a ser manchete de jornais de outras plagas com a triste e penosa reportagem que se nos intitulam como a sangrenta e vergonhosa tragédia da qual não somos protagonistas mais assistimos e sabemos do que são capazes essas pessoas.