Praia do Tombo

Esther Ribeiro Gomes

Hoje, 04/12/2010, foi um dia especial para a cidade de Guarujá, especialmente para os moradores da Praia do Tombo, onde resido.

Moro a dois quarteirões dessa praia que recebeu a Bandeira Azul de qualidade sócio-ambiental, cuja cerimônia de hasteamento foi hoje pela manhã, num lindo dia de sol e céu azul de 'brigadeiro'!

Trata-se de uma certificação de reconhecimento internacional, concedida pela ‘Foundation for Environmental Education (FEE), uma organização da Dinamarca, que congrega mais de cinquenta países, em todos os continentes.

Esse certificado é valorizado por ser uma garantia de que a praia oferece boas condições de balneabilidade, qualidade e respeito ao meio-ambiente.

A praia do Tombo é a primeira do Estado de São Paulo a receber esse título e a segunda no Brasil, depois da praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina, mas é a primeira praia urbana do Brasil a receber o certificado internacional de qualidade, porque a praia de Santa Catarina é afastada da região central e não tem área residencial à sua volta.

O selo internacional de qualidade serve como referência para o turismo internacional, promovendo nossa região em todo planeta!

A Bandeira Azul é concedida por um ano e para manter o título a praia deverá passar por um novo processo de avaliação e isso é muito bom, porque ajuda a conscientizar as pessoas que é preciso cuidar da preservação do meio-ambiente.

A Bandeira Azul tremula em mais de 3,2 praias e marinas de todo o mundo e a nossa é uma delas!

Estou muito orgulhosa da minha praia querida ser hoje internacionalmente reconhecida!

Para conseguir esse título, foi preciso cumprir uma série de exigências

como balneabilidade, rampa de acesso aos cadeirantes, banheiros públicos, duchas, bebedouros, limpeza diária da praia, placas e mapas

de informações, câmeras de segurança, um núcleo de salva-vidas e um núcleo de educação ambiental permanente.

Parabéns a todos que trabalharam para a consolidação dessa vitória e que nós possamos colaborar para que ano após ano essa linda Bandeira Azul possa permanecer hasteada, nos enchendo de orgulho!

De agora em diante, nas caminhadas pela minha praia querida, estarei pisando em areias internacionais!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 05/12/2010
Reeditado em 05/12/2010
Código do texto: T2653917