Resultados do PISA

PISA é o programa internacional de avaliação de alunos que, a cada três anos usa uma prova para avaliar o desempenho de estudantes na faixa de 15 anos de países membros da OCDE (países desenvolvidos) e convidados (como o Brasil) nas áreas de ciências, matemática e leitura.

O Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação, foi o responsável por aplicar as provas aqui no país, mas a organização desta fica a cargo da OCDE. Em torno de 20 mil alunos brasileiros participaram e ficou constatada uma melhora significativa em relação a anos anteriores, entretanto, ainda temos muita defasagem até em relação a países da América Latina.

Em se tratando de leitura, que foi o foco principal desta edição, o Brasil obteve melhora de 4% em relação ao último evento. A China assumiu o primeiro lugar nas três áreas de avaliação e está três anos a nossa frente em desenvolvimento educacional. No ranking de leitura, ocupamos a 53ª posição, com notas semelhantes a Colômbia e Trinidad e Tobago.

De acordo com Fabiana Rewald e Larissa Guimarães, correspondentes da Folha de São Paulo, "a avaliação aponta que o conhecimento médio do aluno brasileiro permite que ele entenda subjetividade simples em um texto, mas não consegue encontrar, a partir de textos diferentes, a idéia principal de uma obra." Ou seja, o aluno lê, mas não entende e, com isso, perde o gosto pela leitura.

Para o escritor Marçal Aquino, ganhador do prêmio Jabuti em 2000, uma das razões para essa falta de compreensão na leitura está no fato de as escolas pautarem muito pelo vestibular, fazendo com que a leitura seja encarada como competição e não como prazer. "O cara passa a odiar o escritor, porque ele não entende o que o escritor está propondo." - Afirma.

O aluno precisa vivenciar no seu dia-a-dia experiência com leitura e interpretação. Uma das maneiras seria com leitura continuada em sala de aula. Mas, sabemos muito bem que a competitividade para conseguir uma vaga em uma boa universidade faz com que esse necessidade seja ignorada. Os alunos não esperam aprender e, sim, passar. E, embora os vestibulares estejam bem melhores do que eram há 10 anos, ainda existe esse tipo de cobrança por parte das bancas.

A Folha de São Paulo de 8 de Dezembro de 2010 trouxe um exemplo de questão em que os brasileiros tiveram muita dificuldade em responder.

Doação de Sangue

Os instrumentos para recolher sangue são esterilizados e usados apenas uma vez. Não há risco em doar o seu sangue. O procedimento demora de 45 minutos a uma hora. São retirados 450 ml de sangue, assim como pequenas amostras, que passarão por testes. Um homem pode doar sangue cinco vezes ao ano, enquanto que a mulher, três. Doadores devem ter entre 18 e 65 anos de idade e observar um intervalo de 8 semanas entre cada doação.

Pergunta: Uma mulher de 18 anos que doou seu sangue duas vezes nos últimos 12 meses quer doar de novo. De acordo com o que você leu, em que condições ele está apta para doar novamente?

Na mesma área de leitura os primeiros colocados respectivamente foram: China, Coreia, Finlândia, Hong Kong, Cingapura, Canadá, Nova Zelândia, Japão, Austrália e Holanda. A China teve 556 pontos, enquanto o Brasil, 412. Os EUA ficaram em 17º com 500.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo.

Prima
Enviado por Prima em 08/12/2010
Código do texto: T2660219
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.