Duas estrelas no céu...

Esther Ribeiro Gomes

Dia 04/12/11 foi duplamente triste para mim...

Faleceu minha amiga Concettina Palmieri Brandão, mais conhecida como Titina Brandão, grande pintora e poeta de Santos. Era membro da Academia Santista de Letras e da Academia feminina de Ciências, Letras e Artes de Santos.

No bairro Morrinhos, Guarujá, foi encontrada morta em sua casa, Maria Fonseca, mais conhecida como ‘Mariazinha das Flores’, figura ímpar, que cuidava do pavilhão da Locomotiva ‘Maria Fumaça’, situado na

Av. Leomil, em Pitangueiras, no Guarujá.

Duas pessoas tão diferentes, mas tão iguais em talento e generosidade.

Uma, na arte de escrever e pintar, outra, na arte de decoração com flores...

Generosas, porque amavam o ser humano, tendo contribuído com suas artes para deixar este mundo melhor do que encontraram!

Titina era uma pessoa alegre, versátil, pintava divinamente (tenho dois quadros dela), gostava de tocar piano e ultimamente dava aulas de pintura.

Era uma poetisa muito talentosa. Tem vários livros de poesia publicados e estava escrevendo o último: ’Trilogia de Ana’, em homenagem à sua avó, mãe e filha que é minha amiga Aninha.

Em fevereiro próximo, Titina iria completar oitenta e cinco anos!

'Mariazinha das flores’, como gostava de ser chamada, tinha setenta e cinco anos de idade, mas sua alma sempre foi eternamente jovem!

Todos os dias ela arrumava cuidadosamente as delicadas flores do campo no pequeno jardim que fica dentro do pavilhão da locomotiva ‘Maria Fumaça’.

Era aposentada da Prefeitura do Guarujá e dedicava-se a esse trabalho artístico em homenagem ao seu pai que utilizava a ‘Maria Fumaça’ para ir trabalhar.

As flores eram doadas pelos moradores do Jardim Guaiuba, no Guarujá, por isso ela tinha especial carinho por esse bairro e sua famosa praia.

Era frequentadora assídua do Mercadinho do Guaiuba, onde eu sempre tinha o prazer de encontrá-la.

Mariazinha gostava muito da broa de fubá que o padeiro fazia especialmente para ela e todos os funcionários do mercado a tratavam com muito carinho.

Minhas amigas vão deixar saudades...

Foram perdas muito grandes, mas com certeza, o céu estava precisando de mais alegria, então Deus chamou Tittina para declamar aos anjos e Mariazinha para enfeitar o céu com suas delicadas flores do campo...

Duas pessoas tão diferentes, mas tão iguais em grandiosidade de alma e coração bondoso de criança!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 08/12/2010
Reeditado em 06/03/2011
Código do texto: T2660442