SEMPRE COMEMORAR O BEM

Na meditação matinal de três de outubro de 2010, livro que diariamente lemos eu e minha esposa, no domingo de eleição o autor começou com a história de dois amigos que viajavam pelo deserto. Em dado momento, por causa de uma discussão, um bateu no outro. O amigo agredido então escreveu na areia a seguinte frase: “Hoje meu melhor amigo me bateu”. Prosseguindo a viagem, mais adiante encontraram um oásis e foram se banhar nos tanques por ali. Mas o amigo que antes fora agredido foi tao fundo que começou a se afogar. Vendo-o em dificuldade, o que antes o agredira mergulhou para socorrêr o amigo que, após descansar um pouco, esculpiu numa rocha a seguinte frase: “Hoje meu melhor amigo salvou a minha vida. Vendo o amigo a escrever na pedra, o outro perguntou: Porque quando eu o agredi você escreveu na areia e agora que eu o salvei você escreve na rocha? O outro lhe respondeu que as coisas ruins que os outro lhe faziam ele escrevia na areia, pois logo os ventos apagavam, mas as coisas boas ele escrevia na pedra, para que fosse lembrado para sempre.

Há duas coisas que devemos saber sobre os justiceiros, pessoas que se apressam parra sentenciar e pedir pinicão seja para quem for: Eles sabem muito bem fazer justiça contra os outros e os filhos dos outros, mas contra si mesmos e contra os da sua família eles não sabem tanto.

Portanto, devemos preferir escrever os delitos dos outros na areia, mas registrar o bem que nos fazem na pedra, pois assim mostramos que sabemos comemorar é o bem em vez do mal, como fazem os justiceiros e a mentalidade que alardeia os delitos alheios, mas escondem o bem que as pessoas fazem, invocando justiça para si mesmos e vingança contra os demais.

Nossa sociedade se compõe predominantemente de justiceiros, por isto é que fazemos questão de ressaltar o mal e tão pouco os meios de comunicação e as pessoas comemoram o bem. Por isto vemos que quem trabalha com o mal ganha muito mais dinheiro do que aqueles que trabalham produzindo bens, sejam os que praticam o mal, os que o divulgam e os que o reprimem. E todos eles produzem o mal, pois celebram-no todos os dias.

Teremos uma sociedade muito melhor quando aprendermos a comemorar o bem e permitirmos que os ventos do tempo apaguem o mal.

Pense nisto.

Wilson do Amaral

Autor de Os Meninos da Guerra e Os Sonhos não Conhecem Obstáculos.