O GÊNIO, O HOMEM, O BURRO...

Discutíamos, dia desses, a respeito do perigo de uma guerra entre Coréia do Norte e Coréia do Sul e o que isso dará margem. Certamente, os Estados Unidos da América, a exemplo do que aconteceu no Iraque, Afeganistão, Israel, Vietnã, etc., mandará suas tropas apoiando a Coréia do Sul e, quem sabe, a Rússia, de outro, defendendo a Coréia do Norte e aí, ninguém sabe o que poderá acontecer.

A conversa ia acalorada, condenando os presidentes dos EUA, que agem como se fossem os antigos imperadores romanos e se consideram donos do mundo, com obrigação de se envolver em qualquer conflito regional que surja, seja onde seja, quando um dos discutidores contou o seguinte:

- Um Gênio, cansado de habitar o Espaço, resolveu fixar residência no planeta Terra, e nele passou um dia. Desceu em uma planície, por onde passava um lenhador puxando o seu burro pelo cabresto. Pediu que parassem, a fim de recolher informações sobre o mundo em que viviam.

- Qual foi de vocês, indagou o Gênio, neste planeta, que inventou a guerra?

O burro, indicando o homem com o focinho:

- Foi ele, senhor.

- Qual é, dos dois, o que ajuda o outro?

- É ele, senhor, respondeu o homem.

- Qual foi o que conduziu Jesus o Cristo de Deus ao Egito, vencendo léguas de deserto?

- Foi ele, senhor, retrucou o homem.

- Qual foi o que perseguiu Jesus infante, e o quis degolar?

- Foi ele senhor, indicou o burro.

- Qual o que o levou, de novo, a Jerusalém, para pregar a Palavra Divina?

Responde o homem:

- Foi ele, senhor.

- Qual o que o injuriou, e o crucificou?

O burro:

- Foi ele, senhor.

- Qual o que se alimenta com a relva do chão, e não pede a Deus senão por isso?

- É ele, senhor, disse o homem.

- Qual o que mata os outros animais para lhes tirar a pele, e enfeitar-se com ela?

- É ele, senhor, informa o burro.

- Qual o que se embriaga?

O burro responde, rápido:

- É ele, senhor.

- Qual o que puxa o arado?

- É ele, senhor, informa o homem.

- Qual o que tem a boca cheia de pragas e blasfêmias contra Deus?

- É ele, senhor, aponta o homem, novamente o burro.

- Qual o que perfura a terra em busca do ouro que Deus enterrou?

O burro:

- É ele, senhor.

- Pergunta o Gênio:

- Qual o que incendeia as florestas, destruindo as forças vivas da Natureza?

O burro responde:

- É ele, senhor.

- Qual o que explora e rouba os seus semelhantes, dividindo-os em ricos, que esbanjam alimento, e em pobres que morrem de fome?

O burro diz:

- Com certeza, é ele, senhor, indicando o homem.

- Qual o que escraviza os seus irmãos, atirando-os, nos campos de batalha, uns contra os outros?

- Sou eu, senhor, responde o homem.

- Qual o que tem existência mais simples, e na conformidade

das leis da Natureza?

- Sou eu, redargue o burro.

- Qual, por ter vida honrada e pura é Rei da Criação, e se considera, na Terra, a imagem de Deus?

Olha para o burro:

- És tu, não é verdade?

O burro, espantado, responde:

- Não! É ele, senhor...

A essas palavras, o Gênio alçou vôo e foi habitar outro planeta...

À ocasião, quase todos assimilaram a mensagem e quedaram-se, cada um a seu turno, a pensar, a pensar...

PEDRO CAMPOS
Enviado por PEDRO CAMPOS em 09/12/2010
Reeditado em 03/05/2011
Código do texto: T2661826
Classificação de conteúdo: seguro