Sábia natureza!

Esther Ribeiro Gomes

‘Se um beija-flor entrar em sua sala de estar,

não o espante, cante, pois é sorte que vai lhe dar!’

No meu jardim tem um pé de amora, dois de goiaba e um de jabuticaba que os passarinhos adoram!

Para os beija-flores plantei Lágrimas de Cristo, ixórias e camarão-amarelo, cujas flores docinhas os atraem.

Eles chegam e vão logo bebendo a água doce dos bebedouros e depois ficam parados nos galhos da árvore olhando para mim, como querendo me agradecer...

Às vezes entram na sala e, sem cerimônia, pousam em cima de um móvel. Outro dia um beija-flor voou por toda a casa, mas não conseguia sair e tivemos que ajudá-lo a ganhar a liberdade.

Gosto de conviver com eles assim: livres!

Deus criou os pássaros para voarem livres pelos campos e não para serem encarcerados para deleite do homem!

Já contei em outra prosa sobre a chegada do vira-lata Ralf que meu filho trouxe para morar conosco.

Ele é um cãozinho muito bonito, de olhos cor de mel e pelagem branca com manchas marrons.

Ralf se adaptou bem aqui em casa e convive amigavelmente com meus outros três cachorros.

O único inconveniente é que por ser um cão de pelagem longa, minha casa, o quintal e o jardim ficam infestados de pelos!

Minha empregada vive varrendo seus pelos e quando vou sair ela sempre me diz que minha roupa está coberta deles...

Até pensei em devolvê-lo ao meu filho, mas não tenho coragem, porque ele já nos cativou!

Quando levei os quatro cachorros para tomarem vacina, reclamei para a veterinária e ela sugeriu que eu leve Ralf para tosar, já que vai começar o verão.

Mas nos últimos dias tenho notado que os pelos diminuíram muito no quintal e no jardim de casa.

Então minha empregada me contou que os bem-te-vis estão levando os pelos embora para construírem seus ninhos!

Eles pegam os pelos e saem voando com eles nos biquinhos...

Como a natureza é sábia! As aves aproveitam tudo que pode servir para construírem os ninhos.

Diante desse fato inusitado, nem sei se vou tosar Ralf, pois estaria privando os passarinhos dessa matéria-prima...

Desde que me mudei para esta casa tenho aprendido lições incríveis com os passarinhos que vivem por aqui.

Eles já se acostumaram conosco, pois coloco alpiste e farelo de milho para eles e já entram em casa sem cerimônia alguma!

As rolinhas até brigam por causa da comida e levantam as asinhas para afugentarem as outras que também querem aproveitar a boquinha...

Quando está muito calor, entram nos potinhos de água para de refrescarem, afinal, um banho é tudo de bom!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 10/12/2010
Reeditado em 10/12/2010
Código do texto: T2663412