Tongo e Peteca

"Era uma vez dois cães vira-latas, um de nome Tongo e outro chamado Peteca que, à sombra da marquise de um prédio público, entabulavam animada conversação. Dizia Tongo ao amigo:

- Pô, meu! não consigo entender os homens!! Veja você: conflito no Oriente Médio; a raiva daquela gente é de assustar... Guerras intestinas em quase todos os quadrantes do mundo. Na América do Sul, na África, na Coréia do Norte e do Sul, um pandemônio... É uma raiva só - para não dizer loucura -, envolvendo os humanos por inteiro!...

- Loucura?! Indagou o Peteca:

- Não precisamos sair fora do país para encontrarmos muita loucura. Brasília, a Capital, é chamada à boca-pequena de "Detrito Federal". Tanta loucura: mensalão, dólar na cueca, violações inúmeras, político que afirma uma coisa ontem e hoje diz que não disse. Tanta loucura. Tanta mordomia... É Parlamentar que "trabalha", quando muito, três dias na semana...

- A loucura é nacional, afirma Peteca, em vários Estados e Municípios, face ao que se vê, dá pra gente ficar com vergonha de ser brasileiro; as câmeras do programa Fantástico da Globo mostraram, tempos atrás, uns safados roubando até a merenda das crianças e com a maior cara de pau... Só não disseram de que partido político eram...

- Inúmeros políticos, de todos os níveis do poder, acham que tudo podem, conforme o exemplo de Brasília. Como diz um trecho duma canção do Cazuza: "Transformam um país inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro..." Loucura versus loucura...

- Loucura pelo poder, complementa Tongo, loucura pelo mando; loucura pelos "esquemas", "acertos". A Rede Globo mostrou com detalhes, a loucura pela projeção pessoal... Há alguns que, num acesso de suprema insanidade, seriam capazes de vender a própria alma para receber mais dinheiro, etc..

E, concluindo, pergunta:

- Afinal, com tantos homens com raiva, loucos, querem dar vacina só na gente? É justo isto?!

- A propósito, você observou se não há alguma câmera escondida nas imediações? Do contrário, vão dizer que somos subversivos...".

Moral da história: ainda não foi inventada vacina para a ambição, para os desmandos, a megalomania, que são formas de loucura, entretanto a que existe, lamentavelmente, destina-se a outra raça...

E suma, como diz admirável mestra:

- O Homem não mede esforços, continuado empenho para ter mais e mais, e, insano, tornar-se conhecido, dominador, como se os infortúnios, as enfermidades, a velhice e a morte não o pudessem atingir. A existência física parece-lhe ser a saga de realizações externas, o acumular de loucuras e aplausos, num vaivém ininterrupto, cansativo e desgastante.

- Os vitoriosos de um dia, no entanto, passam, como sucede com os indivíduos de todas as camadas, nas diferentes lutas que travam...

Então...

PEDRO CAMPOS
Enviado por PEDRO CAMPOS em 10/12/2010
Reeditado em 10/12/2010
Código do texto: T2664071
Classificação de conteúdo: seguro