O TODO DA COISA

- Primeira viagem de avião?

Resolvi perguntar, porque pela cor do rapaz sentado na poltrona ao lado da minha, não seria possível identificar a que raça ele pertencia, já que verde acinzentado, tom desespero, não é cor de gente.

- Não! Já viajei uma vez... São Paulo.

- Sei... E agora está indo prá África do Sul? Belo salto.

- Salto? Como assim, salto? Tem algum pára-quedas de emergência embaixo do assento? Graças a Deus!!!

Resolvi deixar ele meter a cabeça entre os joelhos quase encostando o queixo no chão a procura do "pára-quedas". Confesso que foi divertido. Quando ele voltou à posição normal, meio decepcionado e ainda procurando no guarda revistas da poltrona da frente, falei:

- Não, amigo... Eu quis dizer belo salto econômico. Primeiro São Paulo e agora, Cape Town! Muito bom!

- Estou viajando a negócios... Minha primeira viagem de negócios. Meu chefe está lá na primeira classe. Tenho a impressão de que ele está me observando...

- Você parece nervoso e...

- Nervoso? Eu? Não, não... Eu não estou nervoso. Eu estou apavorado!

A última frase soou um pouco mais alto do que ele gostaria. Recostou-se na poltrona.

- Fica tranqüilo. Avião é o meio de transporte mais seguro que existe e...

Ele saltou para frente e me olhou com cara de quem vai morder um bife.

- Como assim, seguro? Se cair, caiu! Não sobra ninguém!

Foi quando eu me arrependi de ter puxado conversa.

- Calma, amigo. Ainda estamos no chão.

- E o meu chefe me olhando, aquele jumento!

Voltou à posição normal e quase deu um pulo quando ouviu a comissária de bordo:

"Senhores passageiros, iniciaremos agora os procedimentos de decolagem."

- Agora ferrou de vez! Eu vou morrer! Eu vou morrer!

Ele falava baixinho com o próprio peito, apertando os olhos. Resolvi não dar mais atenção para o rapaz. Resolvi dormir.

Tudo isso para poder perguntar: de onde vem essa nossa incapacidade de enxergar o todo da coisa? A vida é muito maior do que a própria vida. É fácil falar quando você acredita em algo superior, que transcende aquilo que você consegue apenas enxergar. Quando você tem absoluta certeza de que a vida é muito, mas muito mais do que esse simplesmente estar acordando, tomando café, indo ao trabalho, cuidando da alimentação, blá, blá, blá, blá, blá, blá... É preciso que seja mais do que isso! De outro modo, como encarar essa maluquice toda que nos cerca? Agora, peço licença para ver o mundo de cima. Ver a situação do alto e tentar enxergar o todo da coisa. Vocês ouviram a comissária de bordo: o avião está prestes a decolar.